Apnéia do sono: tratamento diminui a hipertensão

apnia
Comercial
Estudando as causas da hipertensão resistente, aquela que não cede com o uso de medicamentos, um grupo de pesquisadores descobriu que o problema, na maioria das vezes, está ligado à apneia do sono, um distúrbio que faz a pessoa roncar frequentemente e engasgar enquanto dorme.
Em outro estudo ainda inédito, o grupo do InCor também demonstrou que o uso do equipamento conhecido como CPAP – sigla em inglês para “pressão positiva contínua nas vias aéreas” –, tratamento padrão para a apneia do sono, pode ser eficiente como terapia auxiliar, no caso dos pacientes com hipertensão resistente.
O estudo foi realizado por cientistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e já foi aceito para publicação na revista Hypertension.
Um estudo anterior, publicado em março na Hypertension, havia demonstrado que o CPAP é eficiente também como prevenção, no caso de pacientes pré-hipertensos ou com hipertensão mascarada. Detalhes na Exame.