Pesquisa: Cérebro processa notícia boa mais rápido

05740523800
Comercial
Uma pesquisa britânica sugere que o cérebro humano é naturalmente otimista e processa boas notícias com mais facilidade.
O estudo, da University College London, concluiu que o cérebro processa pensamento positivos mais rápido do que negativos.
Os cientistas classificaram 14 pessoas pelo nível de otimismo e as monitoraram por um scanner cerebral.
Os cientistas classificaram 14 pessoas pelo nível de otimismo e as monitoraram por um scanner cerebral.
Quando a notícia dada era positiva, as pessoas mostraram mais atividade no lobo frontal do cérebro.
Já com informações negativas, os entrevistados mais otimistas tinham menor atividade – o que sugere uma despreocupação –, enquanto os mais pessimistas mostraram maior atividade no lobo frontal.
Em outras palavras, o estudo concluiu que o cérebro escolhe qual evidência prefere escutar.
Confira a matéria completa na Revista Galileu.
Uma série de 80 diferentes acontecimentos ruins – incluindo divórcio e câncer – foi apresentada a elas, para que respondessem qual a probabilidade daquilo acontecer em sua vida, segundo opinião própria.
Após as respostas, os pesquisadores revelaram aos entrevistados a probabilidade real de ocorrer cada um daqueles eventos, segundo dados oficiais.
No final da sessão, os participantes podiam alterar sua opinião.
A pesquisa observou uma diferença marcante nos dados atualizados das pessoas otimistas, dependendo se a notícia era boa ou ruim.
Por exemplo, o risco de câncer entre os humanos é de 30%.
Por exemplo, o risco de câncer entre os humanos é de 30%.
Os pacientes que antes pensavam ter 40% de chance de contrair a doença rebaixaram a estatística para uma média de 31%.
No entanto, o entrevistado que originalmente pensava correr um risco de 10% simplesmente ignorou os dados reais e manteve a porcentagem.