Truvada, a primeira pílula que previne contra a Aids, pode ser liberada no mês que vem

No próximo dia 15 de junho, o FDA, órgão americano que regula alimentos e medicamentos, decidirá se libera ou não o Truvada.
O remédio é a primeira pílula para prevenir a Aids e aumentou de 44% para quase 73% a capacidade de prevenir o HIV em homens homossexuais, que adotam comportamentos de risco, segundo estudo publicado na revistaScience.
Esta semana, em votação, os consultores do FDA aprovararam a prescrição da droga por 19 votos a 3 para homens homossexuais HIV-negativos, e para pessoas também não infectadas, mas que tem parceiros com aids.
O resultado da votação significa que os consultores do FDA, recomendaram a adoção da droga Truvada
E a tendência é que o FDA siga a orientação dos seus especialistas.
Desde 2004 o Truvada é usado para tratamento de soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais, como forma de diminuir a proliferação do vírus no organismo.
O problema é que a pílula custa caro: até 14.000 dólares ao ano.
Críticos alertam que o teste clínico não representa as circunstâncias do mundo real e poderia provocar um aumento na prática de sexo sem proteção e em uma retomada nos casos de aids.
Além disso, o remédio pode causar diarreia, tontura, náusea e vômito como efeitos colaterais.
Ouvido pela revista Veja, Caio Rosenthal, Infectologista do hospital Emílio Ribas, em São Paulo disse que o uso do Truvada para pessoas que estão muito expostas ao HIV, é muito bem vindo.
São aquelas que trabalham em hospitais de referência para o tratamento da doença e para casais em que um dos parceiros está infectado.
Aqui no Brasil, o remédio não existe, mas é possível utilizar os dois que o formam. A quantidade de comprimidos aumenta, mas o efeito seria o mesmo.
O Ministério da Saúde está discutindo se vai distribuir o remédio para as pessoas que fazem parte do grupo de alto risco.
Atualmente, a única solução nesses casos é a ingestão de um coquetel antirretroviral nas quatro semanas seguintes à exposição ao vírus.
Detalhes na Veja.

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo