Plantas reduzem a poluição 8 vezes mais do que se pensava

parque_ibirapuera3
Comercial
Um novo estudo desenvolvido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostra que ávores, arbustos e outros tipos de vegetação podem reduzir até oito vezes mais do que se pensava os níveis de poluição nos centros urbanos.
O estudo saiu na revista da Sociedade Americana de Químico.
E revela que os espaços verdes atuam principalmente como filtro de dois poluentes extremamente prejudiciais para a saúde humana: o dióxido de nitrogênio (NO2) e o chamado material particulado inalável (PM), partículas microscópicas que resultam da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos automotores e fábricas.
Pesquisas anteriores já sugeriram que as árvores e outras plantas podem melhorar a qualidade do ar urbano.
Mas os persquisadores de Birmingham dizem que a melhoria parecia ser pequena, uma redução de menos de 5%.
As novas análises mostraram um resultado bem mais animador: um planejamento criterioso para criação de espaços arborizados pode reduzir a concentração de NO2 em até 40% e de material particulado em 60%.
Para turbinar esse efeito, os autores ainda sugerem a construção específica de instalações, como outdoors, cobertas de vegetação para aumentar a quantidade de folhagem nas cidades e melhorar a qualidade do ar.
Com informações da Exame.

Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Cientistas criam “supermadeira” 10 vezes mais forte que o aço; e mais leve
Milhares de flores fazem o deserto do Atacama ficar cor-de-rosa, após chuva
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara