Vista cansada: novo monitor permite ler sem óculos

Tailored_display_small
Comercial
Imagine você que usa óculos, poder voltar a enxergar as imagens do computador sem as lentes artificiais.
Os “tailored displays” (monitores sob medida), fazem esse serviço aproveitando o mesmo tipo de tela usada pelo videogame portátil Nintendo 3DS, o console de imagens tridimensionais que não requer óculos especiais.
A técnica, criada por um brasileiro, pode ser usada para criar imagens que compensam diversos problemas de visão como presbiopia, conhecida como vista cansada, miopia, hipermetropia, astigmatismo e até catarata, dependendo do caso.
O princípio usado é similar ao das holografias tridimensionais estáticas.
O foco é manipulado e a distância de imagens é basicamente uma tela de LCD com duas camadas.
“A imagem é emitida pela tela de trás, e a tela da frente determina o ângulo de direção da luz de cada um dos pixels (os pontos que formam a imagem)”, explicou o cientista de computação Vitor Pamplona, criador da técnica.
Ele apresentou sua invenção em Los Angeles na Siggraph, a maior conferência de computação gráfica.
Pamplona desenvolveu sua ideia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), depois de passar uma temporada no Media Lab, o laboratório interdisciplinar do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Para que essas imagens possam ganhar movimento e virar realidade em telas grandes de TV e computadores, porém, ainda há uma limitação prática: a ideia só funciona em monitores com resolução muito alta.
Com informações a Folha.