Chocolate nem sempre engorda e causa acnes: nutricionista explica mitos e verdades

Chocolate1
Comercial
Boa notícia para os chocólatras.
A nutricionista portuguêsa Leonor Perdigão revela que há mitos e verdades sobre o chocolate, um alimento a que poucos resistem.
Entre os mitos estão que ele aumenta o colesterol e que ele causa espinhas. Entre as verdades, que ele melhora o humor, a concentração, e nem sempre engorda.
A nutricionista diz ainda que, se consumido com moderação, o chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável.
A quantidade diária adequada varia em função das características de cada um mas, em termos médios, é aceitável uma porção entre os 25 e os 40 gramas, ou seja, até 4-5 “quadradinhos”, ou 2-3 bombons.
Mas, se praticar uma atividade física regular, ou uma prática desportiva acentuada, a pessoa pode ‘permitir-se’ à uma ingestão maior de chocolate.
Aumenta o colesterol? MITO!
Estudos científicos demonstram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Ao contrário! Os antioxidantes presentes em teores significativos no chocolate preto, podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Ajuda ao bom humor? VERDADE!
O chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro usa para produzir serotonina. Trata-se da substância responsável pela sensação de bem-estar que obtemos, por exemplo, após fazer exercício físico ou quando se está apaixonado. É a chamada “hormônio da felicidade”.
Causa acne? MITO!
É muito frequente atribuir-se ao chocolate o aparecimento ou agravamento da acne, mas nenhum estudo científico o comprova. A acne é uma situação cutânea que resulta essencialmente de um aumento da atividade hormonal, com aumento da secreção sebácea. O consumo de chocolate não tem qualquer interferência neste processo e, portanto, não pode ser associado à acne.
Ajuda a melhorar a concentração? VERDADE!
O chocolate fornece energia numa forma muito acessível ao cérebro e contém também teobromina, uma substância da família da cafeína que estimula a concentração. Por esta razão, quando precisamos recuperar energia para continuar um trabalho intelectual, um ou dois quadradinhos de chocolate pode dar uma ajuda muito interessante.
É nutricionalmente pobre? MITO!
O chocolate é um alimento de composição muito complexa. Contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao organismo, dependendo da variedade. O chocolate contém proteínas, gorduras, hidratos de carbono, algumas vitaminas e minerais e ainda antioxidantes, que no chocolate preto estão presentes em quantidade apreciável.
Engorda? Depende…
Graças à presença de quantidades relevantes de nutrientes energéticos, como as gorduras e os hidratos de carbono o chocolate tem um valor calórico quer pode chegar às 500 kcal/100g. No entanto, estudos científicos recentes vieram revelar que as pessoas que consomem regularmente chocolate têm peso adequado e até ligeiramente mais baixo do que quem não consome. Consumido com moderação ele fornece um valor calórico pouco significativo na alimentação diária total e pode ser uma forma de ajudar a cumprir uma alimentação mais equilibrada e saudável, desde que integrado num estilo de vida ativo.
Com informações do Boas Notícias.