Só Notícia Boa
Comercial

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais, de baixa rejeição

Rinaldo de Oliveira
06 / 01 / 2013 às 00 : 00
vasos-sanguineos
vasos-sanguineos
Comercial
Cientistas conseguiram construir vasos sanguíneos artificiais a partir de celulose bacteriana.
Os vasos, desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Biológica, da Universidade do Minho, em Portugal, podem ser usados para combater problemas vasculares.
A matéria utilizada é quimicamente idêntica à vegetal, mas é obtida no estado puro por micro-organismos e tem biocompatibilidade, ou seja, praticamente não provoca reação do corpo estranho porque tem grande capacidade de absorção de água, de resistência mecânica, de elasticidade e de moldabilidade”, revela comunicado da Uiversidade.

Miguel Gama, professor da Escola de Engenharia da UMinho e coordenador do grupo FUNCARB – FUNctional CARBohydrates Nanobiotechnology Group – diz que “o objetivo principal (destes vasos) é diminuir os problemas vasculares, gerados pelo entupimento dos vasos arteriais, situação que afeta anualmente milhões de pessoas”.

A utilização de celulose bacteriana para produzir vasos sanguíneos artificiais poderá tornar o processo cirúrgico mais seguro. Este material apresenta um risco de formação de coágulos sanguíneos menor do que o observado com outros materiais.
Ainda assim, a equipe pretende, agora, testar e corrigir as limitações da celulose bacteriana.
“O aperfeiçoamento desta substância poderá diminuir os problemas de incompatibilidade que possam causar tromboses agudas no momento do implante, tornando o processo (pós) cirúrgico mais seguro”.
Para esta experiência, o grupo do Centro de Engenharia Biológica contou com a colaboração de uma equipa de cirurgiões do Hospital de Santo António do Porto, em Portugal.
Com informações do Boas Notícias.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial