Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais, de baixa rejeição

vasos-sanguineos
Comercial
Cientistas conseguiram construir vasos sanguíneos artificiais a partir de celulose bacteriana.
Os vasos, desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Biológica, da Universidade do Minho, em Portugal, podem ser usados para combater problemas vasculares.
A matéria utilizada é quimicamente idêntica à vegetal, mas é obtida no estado puro por micro-organismos e tem biocompatibilidade, ou seja, praticamente não provoca reação do corpo estranho porque tem grande capacidade de absorção de água, de resistência mecânica, de elasticidade e de moldabilidade”, revela comunicado da Uiversidade.
Miguel Gama, professor da Escola de Engenharia da UMinho e coordenador do grupo FUNCARB – FUNctional CARBohydrates Nanobiotechnology Group – diz que “o objetivo principal (destes vasos) é diminuir os problemas vasculares, gerados pelo entupimento dos vasos arteriais, situação que afeta anualmente milhões de pessoas”.
A utilização de celulose bacteriana para produzir vasos sanguíneos artificiais poderá tornar o processo cirúrgico mais seguro. Este material apresenta um risco de formação de coágulos sanguíneos menor do que o observado com outros materiais.
Ainda assim, a equipe pretende, agora, testar e corrigir as limitações da celulose bacteriana.
“O aperfeiçoamento desta substância poderá diminuir os problemas de incompatibilidade que possam causar tromboses agudas no momento do implante, tornando o processo (pós) cirúrgico mais seguro”.
Para esta experiência, o grupo do Centro de Engenharia Biológica contou com a colaboração de uma equipa de cirurgiões do Hospital de Santo António do Porto, em Portugal.
Com informações do Boas Notícias.

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo