Abraçar faz bem à saúde: melhora estresse, medo e memória

Mais do que gostoso e afetuoso, o abraço pode ajudar a reduzir o stress, o medo e a ansiedade.
O abraço também pode reduzir a tensão arterial e melhorar a memória.
Quem o garante é Jürgen Sandkühler, especialista do Centre for Brain Research da Medical University of Viena, na Áustria.
E a explicação científica: os feitos positivos são causados pela secreção da oxitocina – o chamado “hormônio do amor”, produzido pela glândula pituitária e amplamente conhecida por aumentar os laços entre as pessoas, comum entre pais e filhos e entre casais.
No entanto, os benefícios de um abraço só acontecem “se as pessoas que se abraçam confiarem uma na outra, se os sentimentos associados ao abraço forem mútuos e se os respetivos sinais forem enviados para o exterior”.
“Se as pessoas não se conhecerem, ou se o abraço não for desejado por ambas as partes, os seus efeitos perdem-se”, esclarece o especialista em neuro-física austríaco.
“Os abraços são bons, mas independentemente de quanto tempo duram, ou da frequência com que acontecem, a confiança é o mais importante”.
Abraços entre estranhos também podem ser benéficos “se todos os que se abraçarem tiverem consciência de que se trata de um momento de divertimento e de descontração”.
O Dia Nacional do Abraço, comemorado em países como Inglaterra, Alemanha, China ou Austrália, nasceu em 1986 nos EUA pelas mãos dos norte-americanos Kevin Zaborney e Adam Olis.
Lá a data é comemorada no dia 21 de Janeiro por estar exatamente no meio do Natal e do Dia de São Valentim, o dia dos namorados americano, época em que as pessoas tendem a estar mais emocionais.
No Brasil o dia do abraço é comemorado em 22 de Maio.
Com informações do Boas Notícias

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo