Só Notícia Boa
Comercial

Cientistas criam tecido do rim com células-tronco: fim da diálise?

Rinaldo de Oliveira
24 / 01 / 2013 às 00 : 00
tecido_renal
tecido_renal
Comercial
Pela primeira vez um grupo de cientistas conseguiu desenvolver tecido renal a partir de células células-tronco induzidas.
O trabalho dos pesquisadores japoneses é o primeiro passo para ajudar milhões de pessoas que dependem da diálise.
A pesquisa foi desenvolvida por Kenji Osafune, da Universidade de Quioto, no Japão, e pelos seus colegas, permitiu a criação de tecidos da mesoderme intermediária, material que é o principal composto dos rins, com uma taxa de sucesso superior a 90% após 11 dias de cultura. 

Osafune e a sua equipa desenvolveram, a partir das células-tronco parte de um túbulo urinário, um pequeno tubo no rim envolvido na produção de urina.

O professor disse que ainda há vários obstáculos a ultrapassar até que seja conseguido um tratamento médico, visto que os rins têm uma estrutura complexa e difícil de recuperar depois de danificada.
“Não sabemos ainda se um enxerto de células regeneradas permitirá realmente curar a doença renal”, admitiu. 
Durante a pesquisa, cujos resultados foram publicados no site da revista científica Nature Communications, a equipe descobriu também que as células suprarrenais e as células glandulares podem ser cultivadas utilizando o mesmo método.
Com informações do Boas Notícias.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial