Pré-eclâmpsia: remédio brasileiro para ajudar grávidas está em testes

gravida
Comercial
Um remédio brasileiro, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, poderá ajudar mulheres com eclâmpsia e pré-eclâmpsia, a pressão alta durante a gravidez, que em casos extremos pode matar a mãe e o bebê.
O medicamento é um anti-hipertensivo criado apenas para as grávidas, que será testado em 100 pacientes com o distúrbio.
Ao contrário dos outros anti-hipertensivos, que podem provocar malformação em órgãos do feto, este novo medicamento não é tóxico para a mulher, nem para o embrião, porque a substância chamada angiotensina, um hormônio, é produzida naturalmente pelo corpo humano.
Os pesquisadores descobriram que durante a pré-eclâmpsia há uma redução no sangue dos níveis desse hormônio, que atua no controle cardiovascular e ajuda a dilatar as paredes das artérias.
O remédio que está sendo testado é um fragmento dessa proteína angiotensina, que é produzida pelo corpo e age na corrente sanguínea, rins e coração.
O tratamento inédito foi desenvolvido por pesquisadores da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a União Química Indústria Farmacêutica, dona da patente do remédio.
A doença, que atinge de 5 a 10% das grávidas é responsável por 40% das mortes registradas na gestação e nos partos.
Além de afetar a mãe, que pode ter problemas cerebrais como convulsões, a eclampsia prejudica o feto.
O aumento da pressão arterial da mãe, durante a pré-eclâmpsia, diminui o envio de alimento para o feto. Pode causar desde desnutrição intrauterina e o nascimento prematuro, até a morte da mulher e do bebê.
No futuro, se o novo remédio for aprovado, os cientistas acreditam que poderá ser testado para tratar qualquer tipo de hipertensão.
Com informações do Correio Braziliense.

Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Transfusão inédita salva vida de onça-pintada e ganha repercussão internacional
Médico faz receitas com desenhos para pacientes que não sabem ler: inclusão
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video