Testes da vacina contra a diabetes infanto-juvenil começam no Reino Unido

diabetes1
Comercial
Cientistas britânicos estão testando uma vacina para travar a progressão da diabetes tipo 1, também conhecida como diabetes infanto-juvenil.
Se der certo, ela poderá ajudar milhões de pacientes em todo o mundo.
A nova vacina pretende desacelerar o ataque feito pelo sistema imunológico ao pâncreas, a principal causa da doença que habitualmente se desenvolve desde a infância.
Os testes estão sendo feitos na Universidade de Cardiff, no Reino Unido.
“Acreditamos que esta nova terapia poderá evitar, ou desacelerar o processo pelo qual o organismo danifica as suas próprias células produtoras de insulina no pâncreas”, explica Colin Dayan, professor responsável pela coordenação dos testes,
citado pelo portal especializado Medical Daily.
De acordo com os médicos, a diabetes tipo 1 deve-se a causas genéticas e não ao estilo de vida, ou a problemas como a obesidade.
A pesquisa preliminar provou que a vacina é segura e os cientistas pretendem, agora, determinar se o tratamento é realmente eficaz.
A equipe está recrutando pacientes adultos diagnosticados recentemente com diabetes tipo 1 e que acabaram de começar a tomar insulina para integrar o ensaio clínico.
O ensaio clínico conta, além da Universidade de Cardiff, com a participação da Guy’s and St. Thomas NHS Foundation, em Londres, da Bristol Royal Infirmary e do Royal Victoria Hospital em Newcastle.
Os portadores da doença necessitam de injeções diárias de insulina para manterem os níveis normais de glicose no sangue.
Embora ocorra em qualquer idade, a diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos.
Com informação do portal especializado Medical Daily.