Nasa tranquiliza: asteróide não vai se chocar com a terra

asteroide_da_14
Comercial
Por Rinaldo de Oliveira
A Nasa garante que o asteroide que passará perto da terra nesta sexta-feira 15 de fevereiro de 2013, sobrevoando o nosso planeta na menor distância já registrada em um corpo celeste do seu tamanho, estará longe o suficiente para não causar problemas por aqui.
O asteroide 2012 DA 14, descoberto por acaso por astrônomos depois de ter passado na imediações em fevereiro de 2012, passará a apenas 27.700 km da superfície da Terra, informou a agência especial dos EUA.
Essa distância está além da atmosfera terrestre, mas é mais próxima do que a órbita da maioria dos satélites meteorológicos e de comunicações.
“A órbita deste asteroide é tão conhecida que podemos dizer, com confiança, que mesmo considerando as incertezas orbitais, ele não poderá se aproximar mais do que 27.520 km da superfície da Terra. Portanto, o impacto com a Terra não é possível”, assegurou Donald Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
“Ao mesmo tempo, passará a 8.047 km dentro do cinturão” de satélites, disse Yeomans a jornalistas, afirmando que a rota do asteroide o coloca no lugar perfeito para não provocar danos de impacto.
Segundo as previsões, o asteroide fará sua maior aproximação da Terra por volta das 17h54 de 15 de fevereiro (hora de Brasília, 19h24 GMT), com margem de erro de um ou dois minutos, e passará sobre o Oceano Índico, na altura da ilha de Sumatra.
Segundo os astrônomos, o corpo celeste ficará visível, com a ajuda de um telescópio, no leste europeu, na Austrália e na Ásia. Portanto, não poderá ser visto aqui no Brasil.
A Nasa estima que um pequeno asteroide como o 2012 DA 14 passe pela Terra a cada 40 anos, em média, mas só atinja o nosso planeta uma vez a cada 1.200 anos.
Com informações da EFE. Assista a explicação da Nasa, em inglês:

Rinaldo de Oliveira comemora 62 anos e o sucesso do Só Notícia Boa, o portal que mudou o jornalismo no Brasil
Menino de 15 anos que nasceu com metade do coração ganha ventrículo artificial
A democracia do Brasil venceu, golpistas perderam: editorial
Só Notícia Boa é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2022
Do amor entre pai e filha ao maior portal de notícia boa do Brasil: feliz Dia dos Pais, Rinaldo!
Andrea Fassina ganha homenagem da imprensa. ‘Cuidava de todos ao redor’
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara