Tratamento de enxaqueca crônica com Botox é aprovado por especialista

botox_enxaqueca
Comercial
A toxina botulínica, conhecida por amenizar rugas e marcas de expressão, pode ser utilizada para tratar a enxaqueca crônica, uma das dores de cabeça mais comuns e recorrentes no mundo.
Ela atinge mais de 10% da população mundial e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a 19ª doença no ranking de patologias incapacitantes.
Adepto da técnica da aplicação da toxina botulínica para tratamento de enxaqueca, o Dr. Alexandre E. S. Cercal, otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, explica que a toxina pode substituir ou reduzir o medicamento preventivo da enxaqueca.
Ela é aplicada com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço, tratamento que tem que ser feito por um médico especialista.
“Este é um avanço da medicina rumo ao manejo adequado de uma condição, que acomete uma parcela significativa da população mundial, causando acentuada piora da qualidade de vida,“ comenta Cercal.
Segundo o médico, essa nova função médica da toxina promete relaxar os músculos e aliviar a pressão e as fortes dores sentidas pelos pacientes.
Ele ainda lembra que desde o começo do tratamento o paciente deve conversar com o médico sobre as suas expectativas e prestar atenção nas contra-indicações e possíveis efeitos adversos.
“A toxina botulínica não deve ser utilizada para outros tipos de dores de cabeça que não a migrânea crônica, pois ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia e segurança” alerta.
Na prática, os especialistas consideram como enxaqueca crônica qualquer cefaléia crônica diária, ou seja, com mais de 15 dias de dor nos últimos três meses, tendo ou não história de abuso de medicamentos e que tenham atualmente ou no passado episódios típicos de enxaqueca.
Desde julho de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a aplicação da toxina botulínica tipo A, o Botox, como forma de exterminar a forte dor de cabeça.
Para esses pacientes, o tratamento deve ser bem discutido e os recursos terapêuticos utilizados os mais avançados.
Cerca de 2% da população brasileira sofre com essa forma de enxaqueca crônica.

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara