Amamentar diminui risco de hipertensão arterial nas mães, revela pesquisa

amamentar_1
Comercial
Que a amamentação faz bem para a mãe e para o bebê todos sabem.
Agora, um grupo de pesquisadores australianos descobriu que dar de mamar pode reduzir o risco de a mulher vir a sofrer de hipertensão arterial, durante décadas.
A equipe da faculdade de medicina da University of Western Sydney concluiu ainda que, quanto mais longo for o período de amamentação, menores são as probabilidades de desenvolver hipertensão arterial antes dos 64 anos.
O estudo foi publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology.
Os pesquisadores, coordenados por Joanne Lind, professora de biologia molecular e genética, estudaram a relação entre o histórico de amamentação e a prevalência de hipertensão arterial em 74.785 mulheres australianas com 45 ou mais anos.
“Sempre que possível, as mães devem ser encorajadas a amamentar durante um período o mais longo possível, porque as vantagens aumentam com o aumento do tempo de amamentação”, alerta a pesquisadora.
A equipe acredita que a diminuição do risco de sofrer de hipertensão arterial pode estar associada aos hormônios liberados durante o processo, que têm um efeito positivo prolongado sobre o sistema cardiovascular da mãe.
“Embora não consigamos compreender totalmente este mecanismo protetor, o histórico de amamentação deve passar a ser considerado quando os médicos tentarem apurar a probabilidade de uma mulher vir a ter este problema numa fase mais avançada da vida”, defende Lind.
Segundo a especialista, “mesmo quando foram levados em conta fatores que podem contribuir para a hipertensão – como o histórico familiar, estilo de vida, atividade física, índice de massa corporal, ingestão de álcool ou tabaco – continuou a verificar-se uma relação entre a amamentação e uma menor probabilidade de sofrer da doença”.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mães amamentem o bebé durante, pelo menos, seis meses após o nascimento.
Com informações do Boas Notícias.

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara