Psoríase: descoberta droga que pode ser esperança para humanos

remedios3
Comercial
Esperança para portadores a Psoríase, uma doença crônica autoimune que coça muito e causa feridas na branco-prateadas na pele, e ainda não tem cura.
Mas os pesquisadores israelenses creem que possam estar a caminho da formulação de uma droga experimental inovadora que poderia finalmente acabar com o problema.
Um estudo em colaboração com a Teva Pharmaceutical Industries de Israel mostrou que inibir a proteína do sistema imunológico Interleukin 17 (IL-17) poderia ser a solução para controlar essa doença de pele.
“A psoríase é mediada por citocinas pró-inflamatórias”, explica o pesquisador e professor Amir Aharoni.
“Uma das principais citocinas, que desempenha um papel nessa e em outras doenças autoimunes, é a IL-17. Nosso objetivo foi inibir a ação da IL-17 e desacelerar o progresso de diversas doenças do tipo”.
Dois anos e meio de trabalho provaram que a engenharia de seu receptor, o IL-17RA, é altamente efetiva na eliminação da psoríase humana aguda introduzida em ratos. E
xperimentos em humanos ainda não foram feitos.
“Estamos agora trabalhando em duas direções: encontrar um parceiro adequado para pesquisa e utilizar uma abordagem semelhante para focar em outras doenças”, relata Aharoni para o ISRAEL21c.
Crohn e colite
Não sendo mais financiada pela Teva, sua equipe laboratorial está inibindo com sucesso outras citocinas que desempenham um papel importante na doença de Crohn e na colite, duas desordens autoimunes comuns que afetam a via digestiva.
“Estamos buscando outros grandes investidores farmacêuticos para impulsionar o projeto, pois agora é necessário um investimento substancial”, diz Aharoni.
“Uma vez que a evolução direcionada pode ser aplicada a outros receptores envolvidos em doenças autoimunes e ao câncer, creio que estamos começando a desvendar o potencial dessa abordagem”, acrescenta ele.
Em 2009, o mercado global para terapias de psoríase sozinho estava avaliado em US$ 3,5 bilhões, com terapias sistêmicas como a abordagem da BGU sendo responsáveis por US$ 2,6 bilhões desse total.
Assim, o interesse nessa singular droga experimental para a psoríase é alto.
“Estamos orgulhosos de ter uma droga experimental que possa ser testada em ratos e humanos, mas os estágios de experimentos clínicos são muito longos”, alerta ele.
Matéria sugerida por Karen Gekker

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara