Só Notícia Boa
Comercial

Cientistas criam cartilagem para nariz em laboratório

Rinaldo de Oliveira
30 / 04 / 2014 às 00 : 00
Comercial

Foto: Universidade de Basel
Um grupo de cientistas e cirurgiões da Universidade de Basel (Suíça) conseguiu, pela primeira vez, reconstruir  nariz usando uma cartilagem artificial desenvolvida em laboratório.
A novidade evitou retirar tecido dos próprios pacientes – das orelhas e das costelas -para fazer os enxertos, como acontece hoje, um procedimento invasivo, doloroso e que pode resultar em complicações no local da incisão. 
As cartilagens de laboratório foram desenvolvidas com células extraídas dos próprios septos nasais dos pacientes, que depois foram multiplicadas e expandidas numa membrana de colágeno.
A matéria conseguida foi depois moldada de acordo com o perfil dos pacientes.
A nova técnica foi aplicada em cinco pacientes (três homens e duas mulheres) com idades entre os 76 e os 88 anos, que ficaram com defeitos severos no nariz depois de cirurgias para remoção de tumores malignos. 
Um ano após a intervenção, todos os pacientes se mostram satisfeitos com a reconstrução nasal e com a sua capacidade respiratória, bem como com a aparência física do rosto.
Nenhum dos pacientes teve efeitos colaterais.
Os resultados finais foram publicados este mês na revista “The Lancet”
“A cartilagem artificial teve resultados clínicos idênticos à da cirurgia que se pratica atualmente. Esta nova técnica ajuda o corpo a aceitar melhor os enxertos e melhora a estabilidade e funcionalidade da narina”, disse Ivan Martin, Professor do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basel, em comunicado.
A mesma cartilagem artificial está sendo testada num estudo paralelo para cirurgias aos joelhos.
Com informações do Boas Notícias.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial