Vacina contra o HPV: 2ª dose começou

Foto: reprodução
A segunda fase da campanha de vacinação contra o HPV – vírus papiloma humano – em meninas de 11 a 13 anos, começou na última segunda-feira, dia 1º de setembro, em escolas públicas, privadas e em unidades de saúde de todo o Brasil.
Na primeira etapa, iniciada em março, mais de 4,3 milhões de meninas foram imunizadas, atingindo 87,3% da meta do ministério da Saúde.
Para garantir a eficácia da vacina, são necessárias três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira aplicação.
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a segunda dose é imprescindível para garantir a eficácia da vacina e deve ser tomada com intervalo de 60 a 180 dias após a primeira aplicação.
A terceira dose deve ser ser aplicada cinco anos após a primeira fase.
“Aquelas que tomaram a primeira dose, aquelas que não tomaram ou aquelas que acabaram de fazer 11 anos devem tomar. Só com a primeira dose não fica protegida. Para ficar protegida pela vida inteira, tem que tomar a segunda dose e, daqui cinco anos, tomar a terceira dose”, disse o ministro.
A meta do ministério é vacinar 80% do grupo-alvo – 4,9 milhões de meninas.
2015
A partir do ano que vem, a campanha vai abranger crianças com idade entre 9 e 11 anos e, em 2016, a imunização será incluída no calendário de vacinação das meninas a partir de 9 anos.
“A estratégia prevê que a partir de 2016 essa vacina fique no calendário de vacinação após os nove anos de idade, antes do início de qualquer atividade sexual ou contato com o HPV, momento adequado de resposta imunológica, atendendo às recomendações de organizações internacionais”, disse o ministro.
O HPV é a principal causa do câncer de colo do útero.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 15 mil novos casos serão registrados no país em 2014 – e 4,8 mil mulheres deverão morrer vítimas da doença, que pode ser evitada com a vacina.
Com informações do G1

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara