Lixão vira ecoparque maior que Central Park

Fotos: NoCamels
Enquanto as prefeituras e Estados brasileiros adiam a determinação de acabar com seus lixões a céu aberto, Israel dá o exemplo.
O maior aterro sanitário do país, o Hiriya, que tinha um mau cheiro insuportável, passou por uma forte remodelação e fez a montanha de lixo se transformar em um parque ecológico de 809 hectares, três vezes mais que o Central Park de Nova York.
Esse novo parque, chamado Ariel Sharon, inclui uma estação de reciclagem de 60 hectares, tem trilhas de caminhada e ciclovias, lagos e espaço para atividades esportivas.
Em breve o lugar vai abrigar também um anfiteatro com 50.000 lugares, um dos maiores espaços de shows em Israel.
E, como se não bastasse, o biogás do aterro, antes um poluente tóxico, agora está sendo reutilizado como energia verde.
A reforma
A remodelagem, iniciada em 2001, provou beneficiar tanto o meio ambiente quanto visitantes de todo o mundo.
Agora, o que antes era um enorme aterro entre a Estrada 4 e a Estrada 461 no centro de Israel, já não é o lugar mais feio do país.
O trabalho
A empreitada não foi nada simples devido à grande quantidade de lixo que tinha de ser tratada.
De acordo com Shay Levi, chefe do departamento de planejamento ambiental do Parque Ariel Sharon, em seu pico em 1998, o lixão recebia 3.000 toneladas de lixo por dia.
O aterro funcionou de 1952 a 1999, acumulando um total de 450.000 metros quadrados de lixo.
Além de sua beleza natural e da magnífica vista de Tel Aviv, o Monte Hiriya funciona como área de recreação para as famílias.
O parque, aberto ao público em julho de 2014, tornou-se popular nos últimos meses. Ele oferece visitas guiadas, além de atividades de reciclagem educativas para as crianças.
Nos fins de semana e feriados, o parque recebe em média 1.000 visitantes por dia – e está aumentando.

Projeto
O arquiteto alemão e professor Peter Latz, que projetou o parque, também ajudou a planejar o seu sofisticado esquema hidráulico.
Com a ajuda dele, uma nova camada bioplástica foi criada para solucionar o problema do biogás, permitindo ao mesmo tempo o desenvolvimento da flora e da fauna e o rejuvenescimento do solo danificado.
O Parque Ariel Sharon se tornou um dos maiores e mais inovadores projetos ambientais do Oriente Médio e foi divulgado em várias publicações ambientais.
De acordo com Levi, muitas pessoas vieram para observar e aprender com o sucesso do Hiriya, buscando reproduzir essa iniciativa em países como Estados Unidos, Rússia e China.
Ele é novo “pulmão verde” do centro de Israel.
Aprende Brasil!

Veja como foi feita a transformação:
Com informações do ITrade
Matéria sugerida por Karen Gekker