Jornalismo Ainda É Cultura: sem chocar

Foto: divulgação
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa
É possível fazer jornalismo no Brasil de maneira ética e responsável, sem ceder aos interesses comerciais, sem ceder aos números do Ibope, ao sensacionalismo e a violência?
O país precisa de noticiários que informem e formem cidadãos.
“A liberdade de expressão precisa levar em conta as consequências do que é dito, do que é mostrado, do que explorado”, diz o livro “Jornalismo ainda é Cultura”, que será lançado na semana que vem em São Paulo.
A publicação mostra que é possível informar sem chocar.
“Depois do “Aqui e Agora”, programa jornalístico do SBT da década de 90, as emissoras brasileiras tomaram gosto por esse tipo de noticiário. Qualquer horário que se liga a TV, lá estão eles, os programas sensacionalistas que priorizam a violência: assassinatos, brigas de trânsito, desentendimento entre vizinhos etc.” Será que estamos no caminho certo?”, questiona o diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, Willian Corrêa.
A publicação faz uma análise do jornalismo televisivo atual e apresenta artigos de jornalistas e pensadores renomados que fazem suas reflexões sobre o tema.
“O livro veio da percepção de que estávamos fazendo algo diferente em relação ao jornalismo praticado hoje nas demais emissoras abertas’, diz Ricardo Taíra, um dos autores do livro e editor chefe do Jornal da Cultura.

Ricardo Taíra e Willian Corrêa – Foto: Juvenal Viera
Violência
É fato que o brasileiro gosta de se informar e tem no rádio e na televisão seus principais aliados nessa busca. Mas que tipo de água ele anda bebendo para matar esta sede?
“O público precisa entender que a vida de cada um não tem como vínculo apenas o escândalo e a violência. Sobreviver em um mundo tão competitivo obriga o cidadão a aprimorar os conhecimentos. E, mais do que isso, saber interpretar os fatos. Acredito que o livro faz esse alerta”, diz Taíra.
“Sobre a audiência, cabe aos “comandantes” do jornalismo serem criativos para que a preferência do telespectador faça parte de um gráfico ascendente, provoca Willian.
Serviço
Livro: Jornalismo Ainda É Cultura
Editora Limiar – 140 páginas.
Lançamento: 23/03/2015
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional, Av. Paulista – 2073 – São Paulo/SP
Hora: 18h30
Debate no Teatro Eva Herz
Hora: 20h