Sapato com GPS localiza idosos doentes perdidos

Um GPS pra achar idosos perdidos.
Uma empresa japonesa criou sapatos com o GPS especialmente planejados para ajudar a localizar idosos com demência, que são capazes de se perder e não conseguir voltar para suas residências.
Os sapatos chamados “GPS Dokodemo Shoes” possuem um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permitem mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores após inserir o número de identificação do terminal e uma senha.
“Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este tipo de pessoa não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”, explicou à Agência Efe nesta sexta-feira um porta-voz da Wish Hills, criadora do calçado.
Como
O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, explicou a empresa.
O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar sua procura, entre outras funções.
A empresa, que pretende “salvar vidas” com esses sapatos, afirma que o produto está tendo bom resultado e com boas vendas, “principalmente entre mulheres na faixa dos 50 anos que têm pais com demência”.
Preço
Os sapatos custam 35 mil ienes (R$ 1 mil) e estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos.
“O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, indicou a companhia.
A demência é uma síndrome que implica a deterioração da memória, do intelecto, do comportamento e da capacidade para realizar atividades da vida cotidiana.
Cerca de 47,5 milhões de pessoas sofrem do problema no mundo e a cada ano são registrados 7,7 milhões de novos casos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com informações da Agência EFE

Veja o alerta sísmico no celular que salvou milhares de vidas no terremoto na Venezuela
Meta baixa preço dos óculos inteligentes para aumentar vendas: veja valor e funções
Pix por aproximação agora mostra saldo antes do pagamento; entenda a mudança
Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina
Novas regras do Pix vão permitir pagamento por aproximação e limites personalizados
Brasil desenvolve stent de resina para baratear custo de tratamento cardíacos
Mulher ganha na loteria e realiza sonho da vizinha que a ajudou em tempos difíceis
Motoboy salva bebê que engatinhava sozinha na rua de madrugada; mãe foi presa
Mulher resgatada viva, após 86h sob os escombros do terremoto na Venezuela, pediu a Deus; vídeo
Veja por que a maior torcida brasileira fora do Brasil fica em Bangladesh; indiano explica
Vovó japonesa de 98 anos comemora vitória do Brasil sobre o Japão e vídeo encanta as redes
Quem é Martinelli, o herói que salvou Brasil de vexame na Copa, aos 50 do 2º tempo