Melhor maneira para largar o cigarro é parar de uma vez

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Melhor maneira para largar o cigarro é parar de uma vez
Foto: Nathan Meijer / WikimediaCommons

Fumante, não adianta tentar largar o vício aos poucos!

Um estudo britânico aponta que quem larga esse vício de uma vez tem mais chances de conseguir parar de fumar definitivamente, do quem diminui a quantidade de cigarro aos poucos.

A pesquisa, publicada no Annals of Internal Medicine, mostrou que voluntários que adotaram a medida drástica tiveram 25% mais sucesso em continuar sem fumar depois de seis meses, embora a maioria das pessoas tenha dito que preferiria parar gradualmente.

Como largar

O NHS, serviço público de saúde britânica, ensina como fazer: é importante escolher uma data conveniente para deixar o tabaco: “prometa (parar) ou marque uma data e mantenha-a”.

“Sempre que você se encontrar em dificuldades, diga a si mesmo ‘eu não vou dar uma tragada sequer’ e se mantenha firme até a vontade passar”, adverte o serviço público.

Eles também aconselham pedir ajudar profissional – como o de psicólogos e pneumologistas – para ter o apoio necessário.

O estudo

O estudo contou com a participação de quase 700 voluntários britânicos, divididos em dois grupos: um parou de fumar de uma vez e outro, gradualmente.

Todos os participantes receberam apoio e conselhos, além de acesso a adesivos de nicotina, ou terapias de reposição como chicletes ou sprays bucais, cedidos pelo NHS.

Depois de seis meses, 15,5% dos voluntários do grupo “gradual” estava em abstinência, contra 22% do grupo mais drástico.

Para a médica Nicola Lindson-Hawley, uma das líderes da pesquisa na Universidade de Oxford, a redução gradual trazia reveses porque “as pessoas lutavam para reduzir (a quantidade de cigarros, e isso era mais trabalhoso (do que parar completamente)”.

Lindson-Hawley lembra, no entanto, que é melhor para a saúde diminuir a quantidade de cigarros do que simplesmente não fazer nada.

Com informações da BBC