É hoje! Dia Mundial da Boa Ação: 20 dicas fáceis

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para É hoje! Dia Mundial da Boa Ação: 20 dicas fáceis
Foto: reprodução

O Dia Mundial da Boa Ação – Good Deeds Day – é comemorado há 11 anos, em mais de 90 países, no dia 28 de Abril, para incentivar 10 milhões de pessoas a serem seres humanos melhores.

O mais legal é que nem sempre precisa ter dinheiro para participar. Na maioria das vezes basta ter iniciativa e ser gentil de alguma forma.

“Mas o que eu poderia fazer de boa ação?”, você pode se perguntar. Para economizar seu tempo, o SóNotíciaBoa preparou 25 dicas simples, fáceis de realizar e a custo zero.

  1. Deixe aquele apressadinho passar no trânsito
  2. Peça desculpas a alguém por algo que você fez
  3. Deseje bom dia a alguém que você nunca viu
  4. Sorria para um desconhecido
  5. Faça alguém sorrir
  6. Seja voluntário em uma creche, ou asilo
  7. Doe roupas e sapatos que você não usa
  8. Leve café na cama para o seu amor
  9. Surpreenda e faça a comida da casa
  10. Ponha a mesa para sua família fazer a refeição
  11. Apague aquela luz que alguém esqueceu ligada em casa, sem reclamar
  12. Dê sua vez na fila do mercado para a pessoa de trás, com menos ítens no carrinho
  13. Doe sangue
  14. Doe medula
  15. Dê a um morador de rua aquele shampoo, sabonete e escova de dentes do hotel
  16. Elogie um colega de trabalho
  17. Ajude um necessitado a atravessar a rua
  18. Coloque alpiste na sua varanda para os passarinhos
  19. Ponha uma vaso com flor na janela para alimentar as abelhas
  20. Abrace um idoso na rua
  21. Jogue bola com a garotada do condomínio
  22. Deixe uma mensagem legal na sua rede social
  23. Ajude a vovó/mamãe a pintar os cabelos
  24. Desligue o celular por um tempo e dê atenção aos seus pais
  25. Agradeça por tudo que tem

“Há inúmeros exemplos de doação de gentileza em forma de atos; ajudar o vizinho a transportar as compras ou simplesmente segurar o elevador; dar um abraço encorajador em um amigo ou colega de trabalho. Enfim, é importante estar disposto a passar adiante a gentileza, estar conectado com pequenos atos que tornam o mundo melhor, mais humano”.

Palavras de Livia Hollerbach, uma das coordenadoras do movimento “A Corrente do Bem”, que incentiva o Dia Mundial da Boa Ação há 7 anos no Brasil.

A comemoração

Não é preciso ir a um local específico para participar do Dia Mundial da Boa Ação. Você pode fazer sua parte de onde quiser, sem precisar aparecer.

Agora em 2017 a meta é chegar a 1 milhão de brasileiros.

A ideia é disseminar uma cultura baseada em práticas cotidianas de generosidade e mostra que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

O impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social.

“O importante é mostrar para as pessoas que por meio de um gesto simples de generosidade é possível reconhecer a existência do outro; gerar um fator multiplicador desse sentimento”, diz Livia.

“É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade se reduz quando o mundo à minha volta não está bem”, analisa.

Outras dicas

No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas.

Segundo os coordenadores, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza.

“É claro que existem atos mais complexos como mobilizar os amigos a doar tempo em prol de uma instituição; ou arrecadar brinquedos e livros para entidades assistenciais. No entanto, o que importa mesmo é a disponibilidade de tornar a generosidade algo palpável, coletivo e cotidiano”, afirma Livia.

Outros países

Hoje, a iniciativa está presente em mais de 90 países, entre eles: Argentina, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bielo Rússia, Bélgica, Belise, Bósnia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Costa do Marfim, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, El Salvador, Egito, Etiópia, França, Fiji, Finlândia, Alemanha, Grande Caimão, Geórgia, Grécia, Guatemala, Herzegovina, Hungria, Islândia, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Cazaquistão, Quênia, Coreia, Kuwait, Líbia, Lituânia, Malta, Malásia, Macedônia, México, Moçambique, Nepal, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Noruega, Paquistão, Panamá, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Porto Rico, Qatar, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Escócia, Reino Unido, Sérvia, República Eslovaca, Singapura, África do Sul, Sudão do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Taiwan, Peru, Reino Unido, Estados Unidos, Ucrânia, Trinidad e Tobago,  e Vietnã.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa