Conceito “Farm to Table” chega a hotéis: comida natural

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Conceito “Farm to Table” chega a hotéis: comida natural
Hotel chinês tem Farm to Table. - Foto: Divulgação|||

Alimentos fresquinhos, que saem direto da horta para a mesa dos visitantes. O conceito “Farm To Table” – Da Fazenda à Mesa, em tradução livre – está se espalhando por hotéis do mundo inteiro.

Eles atendem turistas em busca de uma vida mais saudável, preocupados com a origem e qualidade dos alimentos.

Já existem experiências assim em hotéis da China, Peru, Chile e Ilhas Maurício,  que fazem sucesso com menus produzidos no próprio local.

História

O movimento surgiu nos Estados Unidos com a ideia de reduzir os intermediários entre produtor e consumidor e valorizar as propriedades nutricionais dos alimentos, que passam a ser produzidos com custos mais enxutos e sem adição de aditivos químicos.

The Temple House – China (foto acima)

Localizado em Chengdu, na China, o hotel The Temple House tem aplicado conceito de “Farm to Table” em no menu do The Temple Café.

Inspirado pelo estilo de bistrô francês, o Chef Jerome Merlo do local oferece a autêntica comida francesa num ambiente descontraído e de uma forma orgânica e saudável – usando os legumes e ervas do Herb Garden, cultivados no próprio hotel.

Entre as recomendações do chef estão:  Waffle de Parmesão, Cogumelo Marinado, Noz Pecan, Queijo de creme e verduras.

O waffle é feito de queijo parmesão e cerveja que fazem do sabor algo único e com uma textura bem agradável.

Com cogumelos de alta qualidade que enriquecem o prato, a noz pecan traz crocância enquanto queijo de creme dá o toque final.

Além de ervas como salsa, cenoura brotos e endro fresco cultivadas no  jardim do hotel. Um prato que agrada de vegetarianos e amantes de queijo.

Hotel Vira Vira, na região dos lagos do Chile - Foto: Divulgação

Hotel Vira Vira, na região dos lagos do Chile – Foto: Divulgação

Hacienda Vira Vira  – Chile

Uma imensa área de pasto onde são criadas soltas vaquinhas e ovelhas chama a atenção logo que se chega ao hotel Hacienda Vira Vira.

Os visitantes que por ali se hospedam encontram mais do que um hotel Relais & Chateaux extremamente confortável e aconchegante situado em meio a paisagens deslumbrantes e com menu de vinhos tentador disponível.

Eles podem vivenciar o dia o dia de uma fazenda, acompanhando desde a criação dos animais e do cultivo da horta, até a produção artesanal de queijo e manteiga.

O resultado é uma experiência de conexão com a natureza realmente intensa que se completa com o momento das refeições. Quando é possível apreciar todos os sabores realçados dos ingredientes.

A cada dia um menu diferente é servido e o critério para elaboração dos pratos segue a sazonalidade dos alimentos cultivados por lá e preparados pelo talentoso chef uruguaio Damian Fernandez.

Hotel Sol y Luna, no Peru - Foto: Divulgação

Hotel Sol y Luna, no Peru – Foto: Divulgação

Sol y Luna – Peru

Ingredientes frescos da horta honram os sabores andinos em todos os pratos inspiradores preparados pelos Chefs do hotel Sol y Luna, no Valle Sagrado, no Peru.

Na gastronomia desse charmoso Relais & Chateaux a cozinha peruana é habilmente combinada com as tradições antigas da culinária andina, integrando as colheitas abundantes com as técnicas agrárias Incas, o que resulta em pratos inovadores e que ao mesmo tempo respeitam a natureza.

Para conectar os hóspedes em todos os sentidos com os sabores excepcionais do Vale Sagrado, o Chef Nacho e sua equipe conduzem os visitantes por um tour repleto de surpresas por entre os campos de cultivo.

Em meio as paisagens férteis e em contato com os tradicionais agricultores andinos que cultivam produções naturalmente orgânicas de maneira muito parecida como a que se fazia desde o Império Inca, os hóspedes vivenciam uma experiência gastronômica completa e se aproximarem do coração da cozinha peruana.

Hotel Shanti Maurice, Ilhas Maurício - Foto: Divulgação

Hotel Shanti Maurice, Ilhas Maurício – Foto: Divulgação

Shanti Maurice – Ilhas Maurício

Junto aos exuberantes jardins paisagísticos do hotel Shanti Maurice, nas Ilhas Maurício, encontra-se uma horta, onde são cultivados ingredientes frescos e orgânicos para os pratos do dia.

No local são produzidas mais de trinta variedades de ervas e vegetais e, dependendo da época, lemongrass,  salsa, alecrim, manjericão, hortelã e coentro são cultivados, juntamente com vegetais como beterraba, berinjela, brócolis e cebola.

Além de provar dos sabores naturais cultivados no local, o hóspede consegue fazer uma visita guiada pelo chef Executivo Willibald Reinbacher.

Durante o passeio também é possível mais sobre os ingredientes produzidos na horta e discutir a filosofia por trás do menu do resort.

Com informações do LatestNews