Lançado livro de menina sobre a vida do irmão autista

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Lançado livro de menina sobre a vida do irmão autista
Lalá e Bê - Foto: arquivo pessoal|Foto: divulgação|Foto: reprodução / Facebook

Em abril deste ano o SóNotíciaBoa contou a história da menina que ensina o valor da vida com a história do irmão autista. Lalá estava escrevendo o livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar”. Releia aqui

Neste fim de semana o livro foi lançado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde vive a família.

“O lançamento foi emocionante, mais de 400 pessoas marcaram presença, em um ambiente de muita alegria! As crianças presentes desfrutaram de pipoca e guloseimas! E tivemos oficina de colorir, com ilustrações do livro, oficina de balão, contação de história…”, contou ao SóNotíciaBoa Adriano Machado, o pai de Lalá, de 10 anos e Bê, de 7.

A família conseguiu publicar o livro depois de uma vaquinha eletrônica. A história contada aqui no SNB teve mais de 17 mil acessos.

A meta era arrecadar R$ 18 mil, mas felizmente foram arrecadados R$ 26.990.

“O SóNotíciaBoa foi peça importante de nosso projeto”, lembrou Adriano.

O livro

ONGs, creches e bibliotecas vão receber o livro de graça.

“Seguindo o modelo OneForOne, você compra 1 livro e a Educore garante a doação de 1 livro para uma instituição nobre (creche, biblioteca, Escola, APAE, ONG, etc.)”, contou o pai.

Ele avisa que em breve estará à venda também no site Infância: www.infancia.com.br

A história

Conhecendo cada dia mais seu irmão autista de 7 anos e observando as semelhanças e diferenças, Lalá supera limitações e aprende o significado das palavras tolerância, respeito e cuidado com seu semelhante.

Ela conta no livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar” – de forma leve e envolvente – a rotina do Bê.

“Com muito amor e carinho e com a ajuda dos pais, ela nos mostra como foi percebendo os sinais do irmão e aprendendo a conviver com o jeito diferente dele de se comunicar, brincar e expressar sentimentos”, disse Adriano Machado, pai das crianças, ao SóNotíciaBoa.

Em um trecho do livro, Lalá lembra do dia em que a família passeava na praia e o papai falou pra ela:

“Sabia que podemos levar coisas boas para as pessoas, igual à onda do mar”? Aí fiquei pensando em uma onda azul, azul da cor do mar. Quando uma pessoa faz um bem e passa este bem para frente, é como uma onda, só que neste caso, em vez de levar conchinhas Lalá, a onda leva coisas boas”.

Ela lembra que a mamãe complementou: “Uma das coisas bonitas da vida é cada um ser de um jeito, e com jeitos diferentes aprendemos a ser melhor a cada dia”.

“Todos os dias o Bê me faz aprender coisas novas, então todo dia sou de um jeito diferente. Aprendo também que ele não tem que saber o que fazer o tempo todo, mas que ele pode sempre aprender muitas coisas boas comigo.”

Lalá conta no livro que quer ser médica e terapeuta para cuidar do irmão e levar coisas boas para quem precisar.

Foto: reprodução / Facebook

O autismo

O livro narra através de relatos de vida como os sintomas do autismo podem ser observados para o diagnóstico precoce do problema.

Muitos pais “passam batidos” e chegam tardiamente aos recursos terapêuticos.

E a acessibilidade para a comunicação? “Hoje em dia temos muitos recursos para interagir com quem não tem a expressão oral, mas isso é ainda muito desconhecido das pessoas!”, lembra.

O livro traz orientações de especialistas de diferentes áreas.

Serviço
Livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar”
Editora: Cora Editora – Chancela: Educore (livro pedagogicamente responsável)
Páginas: 48
Vendas: no site Infância

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa