Vitamina D reduz ataques de asma, diz pesquisa

Consumir suplementos de vitamina D faz com que pessoas com asma reduzam as idas ao hospital por insuficiência respiratória.
A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Queen Mary University, na Inglaterra.
Eles fizeram sete experimentos para ver como a saúde de 955 pessoas – principalmente adultos com asma leve a moderada – respondia à ingestão de suplementos de vitamina D.
O uso de suplementos diminuiu em 50% o número de pessoas que precisaram ir para o pronto-socorro, ou serem hospitalizadas, por causa de um ataque asmático.
Também houve uma queda de 30% na quantidade de asmáticos que precisaram ser tratados com esteroides, principal forma de tratamento da doença.
Os melhores resultados da suplementação foram vistos nos participantes que apresentavam baixos níveis da vitamina D – nesse grupo, a redução nas crises e na necessidade de tratá-las com injeções ou esteroides foi de 55%.
Motivo
Segundo os pesquisadores a vitamina D consegue aumentar as respostas imunológicas do nosso corpo aos possíveis vírus respiratórios, diminuindo assim a inflamação das vias aéreas que desencadeia as crises asmáticas.
Na divulgação do estudo, eles defenderam a suplementação como uma forma benéfica e segura de evitar crises de asma que podem levar à morte.
Entre as vantagens da vitamina D, também destacaram o baixo custo e a facilidade de acesso da substância.
O resultado desse estudo reúne evidências de vários outras pesquisas ao redor do mundo e foi publicado no The Lancet Respiratory Medicine.
“Nossos resultados são baseados em informações sobre a saúde de adultos com asma leve a moderada: crianças e adultos com asma grave foram sub-representados no conjunto de dados, portanto, nossas descobertas não podem ser generalizados para esses grupos de pacientes”.
“Outras experiências clínicas estão em andamento em outros lugares, e esperamos incluir dados deles em um futuro estudo para averiguar se os resultados que encontramos agora também se confirmam em um grupo maior e mais diverso de pacientes”, disse um dos autores da pesquisa, David Jolliffe.
Onde encontrar
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar – como salmão, sardinha e mariscos – e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol. Assim, é importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de 15 minutos.
A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.
Com informações da Superinteressante e TuaSaúde

Química brasileira cria caneta capaz de detectar câncer em 10 segundos; testes no Brasil
“Menino da bolha”: terapia para bebês com a doença tem 95% de eficácia, 10 anos depois
Aids: cientistas descobrem anticorpo que neutraliza 98% das variantes do HIV
Novo teste de cocô detecta câncer de cólon com 90% de precisão
Brasileiro doa medula óssea para salvar menino de 8 anos com leucemia, na França
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Dia Mundial da Gentileza: moradores distribuem kits duplos para espalhar o bem; vídeo
Teclado para pessoas com Parkinson e sistema de tratamento de água por IA ganham o Prêmio Global 2025
Motorista de van corta cintos com faca e salva 15 passageiros de incêndio no carro
População de baleias ameaçadas de extinção volta a crescer, revela estudo
Igreja quita dívidas médicas de 4 mil pessoas da comunidade e conta surpresa no culto
Robô que dobra roupa e lava louça funciona, mas valor é salgado; vídeo