Vitamina D reduz ataques de asma, diz pesquisa

Consumir suplementos de vitamina D faz com que pessoas com asma reduzam as idas ao hospital por insuficiência respiratória.
A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Queen Mary University, na Inglaterra.
Eles fizeram sete experimentos para ver como a saúde de 955 pessoas – principalmente adultos com asma leve a moderada – respondia à ingestão de suplementos de vitamina D.
O uso de suplementos diminuiu em 50% o número de pessoas que precisaram ir para o pronto-socorro, ou serem hospitalizadas, por causa de um ataque asmático.
Também houve uma queda de 30% na quantidade de asmáticos que precisaram ser tratados com esteroides, principal forma de tratamento da doença.
Os melhores resultados da suplementação foram vistos nos participantes que apresentavam baixos níveis da vitamina D – nesse grupo, a redução nas crises e na necessidade de tratá-las com injeções ou esteroides foi de 55%.
Motivo
Segundo os pesquisadores a vitamina D consegue aumentar as respostas imunológicas do nosso corpo aos possíveis vírus respiratórios, diminuindo assim a inflamação das vias aéreas que desencadeia as crises asmáticas.
Na divulgação do estudo, eles defenderam a suplementação como uma forma benéfica e segura de evitar crises de asma que podem levar à morte.
Entre as vantagens da vitamina D, também destacaram o baixo custo e a facilidade de acesso da substância.
O resultado desse estudo reúne evidências de vários outras pesquisas ao redor do mundo e foi publicado no The Lancet Respiratory Medicine.
“Nossos resultados são baseados em informações sobre a saúde de adultos com asma leve a moderada: crianças e adultos com asma grave foram sub-representados no conjunto de dados, portanto, nossas descobertas não podem ser generalizados para esses grupos de pacientes”.
“Outras experiências clínicas estão em andamento em outros lugares, e esperamos incluir dados deles em um futuro estudo para averiguar se os resultados que encontramos agora também se confirmam em um grupo maior e mais diverso de pacientes”, disse um dos autores da pesquisa, David Jolliffe.
Onde encontrar
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar – como salmão, sardinha e mariscos – e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol. Assim, é importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de 15 minutos.
A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.
Com informações da Superinteressante e TuaSaúde

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara