Pílula barata para diabetes pode prevenir infartes e derrames

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pílula barata para diabetes pode prevenir infartes e derrames
Foto: Reprodução Daily Mail

Pílulas pra diabetes que custam menos de 1 pound – menos de 5 reais – podem prevenir milhares de ataques cardíacos e derrames todos os anos, de acordo com uma nova pesquisa feita na Europa.

Dois estudos britânicos descobriram que pessoas que tomam a droga metformina, também vendida no Brasil, tiveram pressão arterial mais baixa, perderam peso e viram o aumento do coração ser revertido.

Os cientistas acreditam que a prescrição poderia reduzir o número de pessoas que morrem de ataque cardíaco, derrame, ou insuficiência cardíaca.

Eles apresentaram as descobertas na Conferência da British Cardiovascular Society, em Manchester.

A pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Dundee deram a droga a pacientes com doença coronariana para ver como ela afetava o coração e o sistema circulatório.

Eles descobriram que a metformina, que é comumente prescrita para diabetes tipo 2, pode reverter o espessamento prejudicial do ventrículo esquerdo, a principal câmara de bombeamento do coração.

Depois de tomar diariamente por um ano, o espessamento foi reduzido em duas vezes mais naqueles que tomam metformina em comparação com aqueles que tomam um placebo.

Pacientes que tomaram metformina também tiveram redução da pressão arterial e perderam uma média 3 kg, em comparação a nenhuma perda de peso no outro grupo.

Segundo estudo

No segundo estudo, conduzido pela mesma universidade, os pesquisadores testaram o medicamento em relação a uma condição chamada estenose aórtica (EA), que causa insuficiência cardíaca.

A conclusão é que pacientes diabéticos com EA que foram tratados com metformina tinham menor probabilidade de morrer de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca do que aqueles em outros tratamentos para diabetes.

O Dr. Ify Mordi, professor de cardiologia clínica na Universidade de Dundee, disse:

“Precisamos realizar estudos maiores para confirmar nossas descobertas, mas se for bem sucedido isso pode oferecer esperança para milhares, senão milhões de pacientes em todo o Reino Unido”.

Com informações do Daily Mail