Painel solar do tamanho de um livro ilumina casa inteira

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Painel solar do tamanho de um livro ilumina casa inteira
Foto: Universidade de Exeter -reprodução / Youtube

Cientistas da Inglaterra desenvolveram uma técnica pioneira para gerar eletricidade para uma casa inteira usando painéis solares bem pequenos, do tamanho de um livro. (vídeo abaixo)

A nova técnica criada por especialistas da Universidade de Exeter baseia-se em “afunilar” a energia do sol de forma mais eficiente, diretamente em células de energia, como painéis solares ou baterias.

O método consegue colher três vezes mais energia que os sistemas tradicionais.

Enquanto as atuais células solares são capazes de converter cerca de 20% da energia recebida do sol, a nova técnica tem o potencial de converter cerca de 60% dela, canalizando a energia de forma mais eficiente.

É uma maneira inovadora de gerar energia fotovoltaica (PV) – ou formas de converter luz em energia.

Os resultados foram publicados na revista científica líder, Nature Communications.

Adolfo De Sanctis, que é o principal autor do artigo, disse:

“A ideia é semelhante a despejar um líquido em um recipiente, pois todos sabemos que é muito mais eficiente se usarmos um funil. No entanto, esses funis de carga não podem ser feitos com semicondutores convencionais e somente a descoberta recente de materiais atomicamente finos possibilitou essa descoberta”.

Como

Na pesquisa, a equipe de especialistas em física desenvolveu um processo para “canalizar” a carga elétrica em um chip.

Usando o semicondutor de dissulfeto de háfnio (HfS2), que é oxidado com um laser UV de alta intensidade, a equipe foi capaz de projetar um campo elétrico que canaliza cargas elétricas para uma área específica do chip, onde elas podem ser mais facilmente extraídas.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações da Universidade de Exeter e GNN