Empresa cria vila e dá casa e emprego a moradores de rua

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Empresa cria vila e dá casa e emprego a moradores de rua
Foto: Thomson Reuters Foundation/Lee Mannion

Veja como dá para resolver o problema dos moradores em situação de rua. Na Escócia, uma rede de cafeterias está dando casa e emprego aos sem-teto. Os primeiros vão se mudar para a aldeia no mês que vem.

A Social Bite está fazendo sua parte e construindo uma vila com 11 casas para abrigar até 20 pessoas. Veja como são as casinhas no vídeo abaixo.

O terreno, que fica no norte da capital escocesa, foi emprestado pela prefeitura de Edimburgo por um período de quatro anos e as casas pré-fabricadas, que duram até 100 anos, podem ser transferidas de local, caso a parceria acabe.

O fundador da Social Bite, Josh Littlejohn, disse que os moradores de rua foram ignorados politicamente por muito tempo porque não votam e por isso seriam desprezados pelo governantes.

A aldeia será operada em conjunto com a instituição de caridade escocesa, Cyrenians, que está avaliando pedidos de residentes.

“A marca de qualquer sociedade é como você cuida daqueles que são mais excluídos. Esta vila diz uma coisa extraordinária sobre como todos nós queremos que o mundo seja”, disse o presidente-executivo da Cyrenians, Euan Aitken, em um discurso que marca a abertura da vila.

Empresa social

A Social Bite é uma “empresa social”, um tipo de negócio criado para ajudar a sociedade e também ganhar dinheiro – que está em expansão na Escócia.

A primeira loja da rede Social Bite foi inaugurada em 2012. Agora são cinco e um restaurante na Escócia.

Um em cada quatro funcionários da cadeia está desabrigado e os clientes podem pagar pelas refeições para os sem-teto.

A empresa ajuda mais de 300 pessoas sem-teto por semana e deu quase 100 mil pratos de comida no ano passado.

O governo tem uma estratégia para apoiar o empreendedorismo social, inclusive disponibilizando fundos e expandindo a educação sobre o setor nas escolas nos próximos 10 anos.

Youtube tumbnail video

Com informações do WEForum