Hubble descobre nova galáxia anã, por acidente

Imagem de capa para Hubble descobre nova galáxia anã, por acidente
Galáxia Bedin 1 - Foto: ESA/HUBBLE

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, descobriu uma nova galáxia anã a apenas 30 milhões de anos-luz de distância, no quintal cósmico do Sistema Solar.

A descoberta foi feita por acidente, enquanto os cientistas estudavam a idade de antigas e fracas estrelas no aglomerado globular NGC 6752.

Ela ganhou o nome de Bedin 1. A galáxia é alongada e tem tamanho modesto: mede cerca de 3 mil anos-luz em sua maior extensão – uma fração do tamanho da Via Láctea.

Também é considerada fraca, sendo classificada como uma galáxia anã esferoidal, segundo o relatório da pesquisa, publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society: Letters.

As galáxias anãs esferoidais são definidas pelo seu pequeno tamanho, baixa luminosidade, falta de poeira e antigas populações estelares.

Sabe-se que existem 36 galáxias deste tipo no Grupo Local de Galáxias, 22 das quais são galáxias satélites da Via Láctea.

Eles afirmam que Bedin 1 é extremamente isolada. Fica a cerca de 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e a 2 milhões de anos-luz da mais próxima grande hospedeira de galáxias plausíveis, a NGC 6744.

Isto possivelmente a torna a menor galáxia anã identificada até hoje.

A descoberta aconteceu por meio da Advanced Camera for Surveys do Hubble, a qual tinha observado uma área de compacta de estrelas.

Após uma análise cuidadosa de seus brilhos e temperaturas, os cientistas concluíram que elas não pertenciam ao aglomerado NGC 6752 – que faz parte da Via Láctea –, mas que estão a anos-luz mais distantes.

Os astrônomos foram capazes de definir que a galáxia tem 13 bilhões de anos – quase tão antiga quanto o próprio Universo.

Por causa de sua idade e isolamento, que resultou em quase nenhuma interação com outras galáxias, Bedin 1 é o equivalente cósmico a um fóssil vivo do Universo primordial.

Com informações da Galileu