Cogumelos reduzem em 50% risco de perda de memória: Alzheimer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cogumelos reduzem em 50% risco de perda de memória: Alzheimer
Foto: istock

Cogumelos podem ajudar a reduzir pela metade o risco de perda de memória, comum em doenças como o Alzheimer.

Foi o que descobriu um estudo feito pela Universidade Nacional de Cingapura com dados de 663 chineses com mais de 60 anos, que tiveram a alimentação e o estilo de vida acompanhados durante 6 anos, entre 2011 e 2017.

O motivo? É que os cogumelos contêm uma grande quantidade de fibra, antioxidantes e proteínas, além de vitaminas e minerais. O ideal é comê-los duas vezes por semana.

Os pesquisadores observaram que pessoas que consumiam porções de cogumelos duas vezes por semana apresentavam um risco 50% menor de comprometimento cognitivo leve, que muitas vezes precede a doença de Alzheimer.

Eles também constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento.

Tipos

Os participantes consumiam diferentes tipos de cogumelo. Entre eles shitake, cogumelo-ostra (também conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

Os pesquisadores salientam ainda que cogumelos são um dos alimentos mais ricos em ergotioneína, um antioxidante e anti-inflamatório único que os humanos não conseguem sintetizar sozinhos, mas que podem ser obtidos a partir de fontes alimentares, sendo cogumelos um dos principais.

Os cogumelos também contém importantes nutrientes e minerais, são rico em vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem neurônios.

Foi notado ainda que substâncias derivadas de cogumelos podem inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Os autores do estudo dizem que é cedo para determinar se há uma relação causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral e querem aprofundar mais os estudos.

Com informações do Catraca

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube