Ex-doméstica, aprovada na OAB, é a nova advogada brasileira

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ex-doméstica, aprovada na OAB, é a nova advogada brasileira
Cosma

Uma ex-doméstica do Distrito Federal é a nova advogada brasileira.

Cosma Anastácia do Nascimento, 46 anos, se formou bacharel em direito e estudava desde novembro de 2018 para ser aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  E conseguiu nessa terça-feira, 10.

Agora ela tenha outra meta: Cosma sonha em advogar e fazer magistratura.

“Ser aprovada é um sentimento que não consigo definir, mas que possui um significado muito grande para mim. É a realização de um sonho. Agora, tenho planos de fazer concurso público, sonho com a magistratura. O primeiro passo, porém, é advogar”, disse ao Metrópoles.

História

Cosma nasceu no Piauí e trabalhava como frentista no estado.

Ainda jovem, largou o emprego, os estudos e uma filha de apenas 10 meses de idade na cidade natal e veio para a capital federal atrás do sonho de fazer Direito.

Mas, como abandonou a escola, ela não encontrava emprego para se sustentar, voltou à sala de aula e concluiu o ensino médio aos 29 anos, em 2002.

Para se manter no Distrito Federal e financiar a graduação em direito, ela trabalhou como manicure, diarista, cozinheira, garçonete, doméstica e agente funerária.

Inspiração

Em um de seus vários empregos, Cosma pôde se aproximar da área jurídica

“Quando trabalhei como doméstica na casa de dois desembargadores, pude acompanhar de perto a rotina deles, além de admirar a postura dos dois. Esse trabalho permitiu que eu retomasse um sonho que havia guardado na gaveta, foi algo muito importante pra mim”, explica.

Aos 40 anos se matriculou em direito na faculdade Fortium.

Lá, cursou três semestres até conseguir transferência para o Instituto Público de Direito (IDP). Então, concluiu os estudos e formou-se bacharel em direito aos 45 anos, em novembro de 2018.

A área de direito penal é o campo em que ela almeja trabalhar.

A influência veio do contato com a docente Cristiane Damasceno, responsável por ministrar a disciplina.

“Minha afinidade e admiração por essa professora, com quem mais tive aulas, teve um peso muito grande na decisão. Vejo a advocacia como algo que tenho vocação e me abre outras portas. Posso dar aulas e até seguir uma carreira pública”, afirma Cosma.

Ajuda

Para chegar à aprovação, a bacharel contou com a ajuda do advogado mais jovem do Brasil, Mateus de Lima Costa Ribeiro, que recebeu sua carteira na Seccional da OAB do DF em julho de 2018, com apenas 18 anos.

Ao lado da bacharel em direito, o jovem teve a ideia de criar o reality show “Quem quer ser um advogado?”, onde acompanharia a rotina de estudos de Cosma até o dia da prova.

Deu certo. Hoje, a ex-doméstica é advogada e agradece pelo apoio.

Cosma estudando com  Mateus - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Cosma estudando com Mateus – Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Com informações do Metrópoles

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube