Idosa de 104 com covid-19 é a sobrevivente mais velha do mundo

1977
Ada Zanusso - Foto: DR
Ada Zanusso - Foto: DR

Uma idosa italiana, de 104 anos, pegou covid-19 e se tornou a sobrevivente mais velha do mundo.

Ada Zanusso é uma mulher forte, de fé e muita sorte que nasceu em 1916. Ela escapou de duas guerras mundiais, da gripe espanhola na década de 1920 e agora venceu essa doença misteriosa, mesmo estando no chamado grupo de risco, os idosos.

Ada vive por sua escolha na casa de repouso Maria Grazia, em Lessona, na província de Biella.

O filho dela, Giampietro Brisotto ao Corriere della Sera, disse que os primeiros sintomas surgiram no início de março e o teste para a Covid-19 deu positivo no dia 17 de março.

“Ela estava com febre e vômitos. Não consegui vê-la porque as visitas foram proibidas por causa do novo coronavírus, mas consegui ouví-la todos os dias no telefone e até fazer videochamadas. Claro, eu imediatamente suspeitei que fosse coronavírus”, afirmou.

“Mas agora ela está curada. Agora ela está bem, ela voltou à sua vida habitual. Eu temia o pior, mas senti que ela poderia ultrapassar isto”.

Giampietro falou sobre a fé da mãe:

“Ela começou a ler e repetir o rosário à noite. Ela milagrosamente ficou curada. Ela é uma mulher com um temperamento forte e vigoroso. A sua fé e o seu hábito de estar sempre ao ar livre sempre a ajudaram, mesmo que seja apenas para fazer uma horta”, lembrou.

Cuidados

Ada permanece internada, se recuperando e está cada dia melhor.

“Ela não está deitada na cama, está de pé e é capaz de caminhar até sua cadeira. Ela não perdeu sua lucidez e inteligência”, disse a médica Carla Marchese ao jornal The Sun.

Ela contou que dona Ada se transformou em um símbolo de esperança para todos os pacientes do hospital.

Biella, onde ela vive, no norte da Itália, é a região mais afetada pela Covid-19.

Outros idosos do local também foram infectados por coronavírus. Ada foi a única do local a sobreviver.

Com informações do NotíciasAoMinuto

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: