Vacina dos EUA produziu anticorpos em humanos: covid

Aconteceu o que os cientistas esperavam. A primeira vacina dos EUA, testada em humanos em março, como mostrou o SóNotíciaBoa, produziu anticorpos contra a covid-19.
Esses anticorpos neutralizadores produzidos são semelhantes aos encontrados em pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, ou seja, os testes mostraram que a vacina é capaz de neutralizar o novo coronavírus.
A informação foi dada nesta segunda, 18, pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, que chamou os resultados de promissores.
Todos os 45 participantes do estudo receberam três doses diferentes da vacina, e a Moderna revelou que viu neles um aumento na imunogenicidade, que é a capacidade de provocar uma reação imune no corpo.
Segunda etapa
A segunda fase da pesquisa, começará em breve e será feita com 600 voluntários.
A previsão do laboratório é, depois disso, na terceira fase, que deve começar em julho, milhares de pessoas receberão as doses da vacina.
Se tudo der certo, como se encaminha, o diretor médico da Moderna, Tal Zaks, acredita que a vacina contra o coronavírus estará disponível para uso comercial ainda no segundo semestre deste ano, ou no mais tardar, no início de 2021.
Efeitos colaterais fracos
Também se descobriu que a vacina mRNA-1273 foi segura e bem tolerada no estudo de estágio inicial, disse a empresa.
Um participante do teste teve vermelhidão no local da injeção, o que foi caracterizado como um efeito de “grau 3”. Não foi relatado nenhum efeito colateral grave, informou a Moderna.
Corrida para produzir
A vacina da empresa recebeu na semana passada o selo de “aprovação rápida” da FDA, agência de saúde dos Estados Unidos, para que a revisão regulatória seja acelerada.
A empresa assinou contratos com a farmacêutica suíça Lonza Group AG e com o governo dos EUA para produzir a vacina em grande quantidade.
“Estamos investindo para intensificar a fabricação para que possamos maximizar o número de doses que conseguimos produzir, para ajudar a proteger tantas pessoas quanto pudermos da SARS-CoV-2”, disse o executivo-chefe da Moderna, Stéphane Bancel.
Depois da notícia de hoje, as ações da empresa tiveram alta de 25% no mercado financeiro.
Com informações da CNN e Metrópoles

Tratamento para linfoma de Hodgkin é aprovado pela Anvisa: reduz risco de morte em 60%
Spray nasal contra demência reverte envelhecimento do cérebro em ratos; dizem cientistas
Nova tecnologia detecta câncer de pâncreas 3 anos antes do diagnóstico
Anvisa autoriza o uso do Mounjaro para diabetes tipo 2 em crianças
Anvisa autoriza produção da vacina brasileira contra chikungunya: Butantan
Cozinhar pode reduzir risco de demência em 30% em idosos, revela novo estudo
Michael Jackson sobe ao topo e é o mais ouvido do mundo no Spotify, após o filme
Desenrola 2.0: veja bancos que começaram a renegociar dívidas com desconto
Mega-Sena: sortudo que ganhou R$ 127 milhões sozinho demorou para sacar e perdeu R$ 100 mil
Sai ranking dos melhores azeites vendidos no Brasil; Top 10
Trump diz que Lula é “bom homem” e “um cara inteligente”, após reunião nos EUA; vídeo