Pesquisadores flagram 64 mil tartarugas na Austrália. Vídeo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pesquisadores flagram 64 mil tartarugas na Austrália. Vídeo
Foto: reprodução Great Barrier Reef Foundation

Pesquisadores australianos usaram a tecnologia dos drones pra registrar milhares de tartarugas marinhas que estavam ameaçadas de extinção nas Ilhas Reine, em Queensland, na Austrália.

O vídeo de um dos membros da equipe, Christian Miller, foi divulgado pela Great Barrier Reef Foundation, no último dia 10 de junho e mostra o que eles estimaram em 64 mil tartarugas verdes, considerada a maior colônia do mundo.

As imagens foram capturadas em dezembro de 2019, como parte do Projeto de Recuperação da Ilha Raine e mostram milhares de tartaruguinhas ao redor da ilha, esperando para colocar os ovos. (vídeo abaixo)

Pesquisa

Andrew Dunstan, do Departamento de Meio Ambiente e Ciência (DES) e principal autor do artigo, disse que os pesquisadores estão investigando diferentes maneiras de conduzir pesquisas com populações de tartarugas.

Os cientistas vêm trabalhando para proteger as espécies em extinção e por isso estavam acompanhando o deslocamento delas.

Antes, eles tinham tentado rastrear as tartarugas com tinta não tóxica assim que chegavam na areia da praia para colocar os ovos.

A observação era feita de um barco, mas era uma tarefa difícil e nada confiável contá-las.

“Tentar contar com precisão milhares de tartarugas pintadas e não pintadas de um pequeno barco em condições meteorológicas ruins foi difícil. Usar um drone é mais fácil, seguro e muito mais preciso, e os dados podem ser armazenados imediata e permanentemente”, afirmou.

“A proporção de tartarugas não pintadas e pintadas nos permitiu estimar a população total em dezembro passado em 64.000 tartarugas verdes”.

A diretora-gerente da Fundação Great Barrier Reef, Anna Marsden, disse que o grupo está tomando medidas para melhorar e reconstruir as praias de nidificação (ninhos) da ilha.

Eles estão construindo cercas para evitar a morte de tartarugas, enquanto trabalham para fortalecer e garantir a sobrevivência das tartarugas verdes do norte e outras espécies.

No futuro, segundo ela, “poderemos automatizar essas contagens a partir de imagens de vídeo usando inteligência artificial para que o computador faça a contagem para nós.”

Veja:

Youtube tumbnail video

Com informações ABC7 e VoaNews