Chef cria buffet solidário após queda nas vendas em restaurante: covid

Chef Edson Dias - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado
Chef Edson Dias - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Um chef brasileiro, que teve o restaurante atingido pela crise no isolamento social – como tantos outros – criou um buffet solidário para distribuir refeições a famílias carentes e evitar o desperdício de alimentos.

A ideia surgiu no meio da pandemia, quando o restaurante de Edson Dias, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, teve os lucros reduzidos em 60%, funcionários foram suspensos e os gastos reduzidos.

“Teve um dia que eu fiz o almoço como sempre e sobrou tudo, não vendeu nada”, contou Edson, com lágrimas nos olhos ao Correio do Estado. Para não desperdiçar a comida, ele montou marmitas e saiu pela cidade para doar a pessoas necessitadas.

“Quando parei o carro muitas pessoas vieram pegar, não só quem era da rua, mas quem não tinha o que comer. Sai de lá tomado pela emoção e pensei que tinha que fazer alguma coisa a mais. Aí consegui doações de alimentos e resolvi levar o Buffet lá para a comunidade, que um conhecido me indicou”, contou.

Edson conta que conseguiu alimentar pelo menos 100 crianças e adultos.

“Tive todo o cuidado de higienização, colocamos todos os equipamentos de segurança e fomos. Quando a gente chegou lá as crianças até corriam atrás do carro. Um senhor me agradeceu e falou que eu tinha garantido o almoço dele, mas já era 18h”, comentou.

Boa vontade

“Tem muita gente que critica, que fala mal, mas o que essas pessoas tão fazendo? Eu não gastei um centavo para levar a comida até lá, só boa vontade”, comentou Edson.

E ele pretende continuar com ações na comunidade, já que a primeira vez deu certo.

O chef é de uma família humilde, natural de Mato Grosso, onde morava com os pais e mais 7 irmãos.

Há 27 anos ele foi tentar a vida em Campo Grande.

Edson começou na gastronomia como garçom e foi subindo na área alimentícia.

Já foi gerente em cafés e pizzarias, até virar proprietário do “Ed Mania”.

Hoje, toda a família trabalha com ele.

Edson comanda a cozinha, a esposa Angela Roberti Verine fica no caixa, e o filho Alessandro Rodrigues Martins é funcionário.

Até a caçula de 5 anos, Maria Cecília, já foi fazer companhia para o pai em entregas de marmitas.

O empresário disse que o restaurante dele teve que se reinventar na pandemia e que a crise o ensinou a melhorar a gestão do empreendimento.

“Vamos sair melhor dela”, concluiu.

Chef serve famílias da comunidade - Foto: arquivo pessoal
Chef serve famílias da comunidade – Foto: arquivo pessoal

Com informações do Correio do Estado