Astronauta preta é escolhida pra missão mais longa na Estação Internacional

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Astronauta preta é escolhida pra missão mais longa na Estação Internacional
Foto; Nasa

A Nasa designou, na última terça-feira, 25, a astronauta Jeanette Epps para a Boeing Starliner-1, missão de seis meses prevista para 2021.

Jeanette Epps será a primeira astronauta preta a participar de uma das mais longas missões na Estação Espacial Internacional, ISS.

Antes dela, seis astronautas afro-americanos chegaram a visitar a estação — inclusive Stephanie Wilson, a primeira mulher preta a ir ao local —, mas não a longo prazo.

Em sua missão, Jeanette será acompanhada pela astronauta Sunita Williams e o astronauta Josh Cassada.

A ida de Epps para a ISS já deveria ter acontecido: em 2018, ela voaria em direção ao espaço no foguete russo Soyuz, mas alguns meses antes do lançamento, a Nasa a retirou da tripulação e a substituiu por Serena Auñon-Chanceler.

Formação

A astronauta é formada em física pela Faculdade LeMoyne da Universidade de Syracuse, no estado de Nova York.

Ela tem mestrado em ciências e doutorado em engenharia aeroespacial, ambos pela Universidade de Maryland.

Durante seu doutorado, foi bolsista do Nasa Graduate Student Researchers Project e escreveu vários artigos em jornais e conferências sobre sua pesquisa acadêmica.

Jeanette trabalhou no laboratório de pesquisa e foi coautora de diversas patentes, antes de ser recrutada pela Central Intelligence Agency (CIA), onde trabalhou por 7 anos como oficial de inteligência técnica antes de, finalmente, virar astronauta, em 2009.

Missão

A missão Boeing Starliner-1 faz parte do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A agência espacial trabalha junto à indústria no desenvolvimento de uma nova geração de espaçonaves e sistemas de lançamento capazes de transportar tripulações para a órbita e a ISS.

O transporte comercial fornecerá utilidade ampliada, tempo adicional de pesquisa e oportunidades mais amplas de estudos.

Com informações da Galileu