Pela 1ª vez duas mulheres levam juntas Nobel de Química: genoma humano

Duas mulheres juntas conquistaram pela primeira vez o Nobel de Química, pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma.
As bioquímicas Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna receberam o Prêmio Nobel de Química de 2020 nesta quarta, 7.
“Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna descobriram uma das principais ferramentas da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR/Cas9”, disse a Real Academia Sueca de Ciências, para anunciar o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,1 milhão.
“Essa tecnologia teve um impacto revolucionário na vida das ciências; está contribuindo com novas terapias para o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias”, explicou o comunicado.
Mulheres premiadas
Charpentier, que é francesa, e Doudna, norte-americana. Elas se tornaram a sexta e a sétima mulheres a vencerem um Nobel de Química, se juntando a nomes como Marie Curie, que venceu em 1911, e mais recentemente Frances Arnold, em 2019.
Mantendo a tradição, o prêmio de Química é o terceiro Nobel anunciado todos os anos, após os de Medicina e de Física.
Os prêmios por conquistas nas áreas de ciências, literatura e paz foram criados e financiados pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel e são entregues desde 1901, com o prêmio para a Economia vindo depois.
A pandemia de coronavírus reformulou o Nobel deste ano, com a premiação online, sem ostentação nem banquetes, como é a tradição.
Com informações do Huffpost

Lindsay Wagner, a eterna Mulher Biônica, faz 76 anos e continua linda
Rodrigo Teaser, intérprete brasileiro de Michael Jackson, vai receber prêmio nos EUA; vídeo
Autismo: cientistas conseguem reverter sintomas com remédio para epilepsia, em ratos
Adolescente que sobreviveu a ataque de tubarão quer competir nas Paralimpíadas
Casal com 5 filhos adota mais 4 crianças órfãs; não separar a família
Cachorrinho é resgatado de túnel movimentado após dar baile na polícia; vídeo
Bilionário doa fortuna de US$ 7 bilhões para causas sociais e deixa de ser tão rico
Brasil pagará pensão a filhos de vítimas de feminicídio a partir de dezembro
Dia da Consciência Negra: 15 ícones que marcaram a história contra o racismo no Brasil
Veja 8 ditados populares que falamos errado sem saber; vídeo
Proteínas de camelo e lhama podem ajudar a tratar Alzheimer, descobrem cientistas
Sai ranking dos 100 melhores restaurantes da América Latina: 10 são brasileiros