Startup constrói casas populares em 7 dias com lixo plástico

Uma startup mexicana transforma lixo plástico em casas populares: moradias duráveis e acessíveis para combater a pobreza extrema.
A EcoDom, fica em Puebla e está combatendo dois grandes problemas do país com uma solução inteligente.
Ele reciclam o lixo e transformam em materiais para a construção de casas populares mais baratas construídas em uma semana.
Com subsídio do governo cada casa sai ao valor de 5 mil pesos, cerca de 1.500 reais.
As casas
O processo é simples. Primeiro a empresa coleta todos os tipos de plástico – de garrafas de refrigerante a brinquedos velhos.
Depois separa para encontrar os que derretem sem emitir gases prejudiciais. Em seguida, eles colocam o plástico em uma máquina para cortá-lo.
As peças são colocadas em um forno que aquece até 350 graus Celsius e levam meia hora pra derreter todo o material.
O líquido passa numa prensa hidráulica que comprime e cristaliza na forma de painéis.
As casas são relativamente grandes e têm cerca de 130 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala de estar e cozinha.
“Leva apenas sete dias para construir uma casa que usa duas toneladas de plástico”, disse González.
Duráveis
As propriedades duráveis, impermeáveis e acessíveis do plástico proporcionaram uma vantagem competitiva.
“[Uma casa] mantém você aquecido, os custos são baixos, é ótimo para o meio ambiente e vai durar 100 anos sem desmoronar”, garantiu o fundador da EcoDom.
Poluição
O país é o 12º maior consumidor de plásticos do mundo, com mais de 5 milhões de toneladas de plástico a cada ano.
Pensando nisso, em 2013, Carlos Daniel González fundou a startup.
Criado no estado de Puebla, ele lembra da poluição e dos danos causados à comunidade.
“Quando criança, eu me lembro de ver todo o plástico e a contaminação que ele causava, para nós e para os animais”, disse González.
“Sempre me preocupei com o meio ambiente, então decidi que precisava criar uma solução.”
Pobreza
No México, 11,5 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza, o que representa 10% da população
Puebla, onde está sediada a EcoDom, é um dos estados mais pobres do México, com 64% da população vivendo na pobreza.
Segundo González, isso significa que as pessoas do bairro dele não têm as necessidades básicas de alimentação e moradia.
“Vivo em um lugar com muita pobreza e problemas de marginalização. Algumas pessoas vivem em condições realmente deploráveis, lugares que nem dá para chamar de casa. Minha visão é muito clara. Tenho a convicção de ajudar o máximo de pessoas que puder a ter uma vida digna, livrando-me da pobreza extrema, limpando meu país ao mesmo tempo”, disse González.
Com informações do BrightVibes

Nasce bebê de ave marinha rara, ameaçada de extinção, e comunidade comemora
Padre doa tudo que tem em testamento e salva área ambiental: protegida para sempre
Fotógrafo flagra árvore cheia de araras-azuis no Pantanal; vídeo
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo
Sai ranking dos carros mais econômicos e menos poluentes do Brasil
Água reaparece em rio após 8 meses de seca no PI e vídeo encanta as redes
Escola inteira aprende língua de sinais para que aluno surdo nunca se sinta sozinho
Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Vídeo engraçado salvou padaria familiar quase falida; hoje tem fila de clientes na porta
Desconhecido tira o próprio o tênis, doa para corredor terminar maratona, e eles se reencontram; vídeo
Novidade no WhatsApp para evitar golpes: nome do usuário em vez do número do telefone
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos