Nova bateria poderá recarregar carros elétricos em 5 minutos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nova bateria poderá recarregar carros elétricos em 5 minutos
Baterias que carregam em 5 minutos - Foto: StoreDot

Uma startup israelense anunciou uma bateria que poderá carregar carros elétricos em apenas 5 minutos.

Para tornar o processo mais rápido, a StoreDot usa nanopartículas metalóides nas células do ânodo, em vez do usual grafite.

Segundo a empresa, isso representa um “avanço fundamental para superar os principais problemas de segurança, vida útil e inchaço”.

A tecnologia foi primeiramente testada em celulares e, em dezembro de 2019, em scooters, ou motonetas. O próximo passo, afirma a startup, é usar a tecnologia em carros elétricos.

Em comunicado, o CEO da StoreDot, Doron Myresdorf, afirmou que a tecnologia está evoluindo “pela primeira vez além da inovação no laboratório para um produto comercialmente viável e escalável para produção em massa”.

Segundo ele, isso viabilizará, ainda neste ano, o lançamento de um protótipo de baterias de segunda geração.

Se a tecnologia for implementada futuramente, haverá uma redução massiva das filas em estações de carregamento e na ansiedade dos condutores, com relação à autonomia do carro, que é o medo de a bateria acabar antes do destino final.

160 km em 5 minutos

Quando

Caso a empresa alcance a produção em larga escala, isso representará um grande avanço para o segmento, já que o tempo de carregamento médio atual de um carro elétrico gira em torno de uma hora.

Conforme divulgado pelo The Guardian, a StoreDot afirma que, em 2025, suas baterias entregarão 160 km de alcance em apenas 5 minutos.

Motorista abastece carro elétrico - Eric Gaillard/Reuters

Motorista abastece carro elétrico – Eric Gaillard/Reuters

Com informações do TheGuardian