Jovem autista que estudou em casa é aprovado em medicina na UFG

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem autista que estudou em casa é aprovado em medicina na UFG
Jonathan superou as dificuldades de ser autista e foi aprovado em medicina na UFG. - Foto: arquivo pessoal

A determinação do Jonathan Henrique da Silva é incrível. Autista, ele terminou o Ensino Médio em escola pública em 2012 e não conseguiu entrar em uma universidade porque precisou trabalhar para ajudar nas despesas da família, em Arapongas, no Paraná.

Durante todos esses anos, o sonho de ser médico sempre existiu para o jovem. Persistente, ele passou a estudar em casa, quando chegava do trabalho.

“Enquanto eu trabalhava em período integral, sempre procurava estudar e revisar conteúdos no meu horário de almoço e estudava por conta própria durante as noites”, disse Jonathan em entrevista ao Só Notícia Boa.

Hoje o brasileiro de 25 anos comemora a aprovação em Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG) onde tem familiares. Ele vai se mudar para lá no final do ano.

Depois de formado, Jonathan pretende atuar com pacientes que têm autismo e poder gerar um pouco mais de acessibilidade para eles.

Ele também quer inspirar outros autistas a não desistirem dos sonhos “quase impossíveis”, que possam ter ao longo da vida.

Dificuldades

A caminhada de Jonathan até a faculdade não foi nada fácil. Com a mãe trabalhando de operadora de máquinas em uma metalúrgica e sem condições financeiras de manter a casa sozinha, o rapaz foi trabalhar quando ainda estava no último no de escola.

Demorou para ele saber que tinha Síndrome de Asperger, um tipo mais brando de autismo. O diagnóstico veio em 2017 e, para ele, foi uma descoberta muito esclarecedora, que o fez se conhecer melhor.

“Por conta do diagnóstico de Síndrome de Asperger, estou ainda mais convicto para, inclusive, atuar na pesquisa que envolve o autismo, área tão pouco explorada clinicamente’, conta o estudante.

Futuro

E ele sonha sonha alto! O estudante contou sobre os planos para a profissão: “Sempre buscar iniciações baseadas no transtorno do espectro autista, tentar dar andamento a uma recente pesquisa da USP sobre os astrócitos no cérebro de um autista”, planeja o jovem, se referindo a este estudo.

Além do bem que quer fazer para outros autistas, Jonathan não esquece a mãe, que foi a base mais forte que ele teve por toda a vida.

Mudança para Goiás

Jonathan contou que tem família em Abadia, Goiás e pretende se mudar para lá em dezembro. O primeiro semestre do curso de medicina será em EAD, com aulas online.

Ele é amigo do Kayan Soares, o vendedor de melancia que passou em medicina – mostrado aqui no último dia 4 com exclusividade. Aí o Jonathan pensou: se meu amigo é Só Notícia Boa, eu também sou. Assim, ele entrou em contato com a gente para contar a vitória que conquistou.

E nós torcemos para que você também voe alto Jonathan! Te desejamos muito sucesso!

Jonathan. - Foto: arquivo pessoal

Jonathan. – Foto: arquivo pessoal

Nome do Jonathan na lista de aprovados - Foto: arquivo pessoal

Nome do Jonathan na lista de aprovados – Foto: arquivo pessoal

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa