Startup cria bateria de baixo custo para gerar energia renovável

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Startup cria bateria de baixo custo para gerar energia renovável
Bateria de baixo custo ajudará famílias a terem energia renovável em casa - Foto: Pixabay

Uma startup criou uma bateria de baixo custo para gerar energia sustentável a partir do CO2. A ideia é distribuir o equipamento para todos os países nos próximos anos.

A Noon Energy fica em São Francisco, nos Estados Unidos e tem chamado muito a atenção do mercado de energia renovável.

O que diferencia a startup de outras empresas de bateria é que eles pretendem reduzir radicalmente os custos de armazenamento de longo prazo, criando uma tecnologia mais simples que usa carbono e oxigênio.

Bateria de custo ultrabaixo

Segundo Chris Graves, fundador da Noon Energy, o melhor caminho é criar baterias com uma capacidade de armazenamento de mais de 100 horas, o que viabiliza um cenário 100% solar e eólico nas comunidades.

Atualmente, as baterias da Noon Energy só fazem sentido econômico em aplicações de grande escala, mas têm o potencial de revolucionar tanto a rede elétrica quanto o transporte de longa distância, como navios de carga.

“A densidade potencial de energia poderia permitir o transporte e transporte de longo alcance”, diz Amy Duffuor, diretora do Prime Impact Fund, um fundo de tecnologia climática que recentemente garantiu um investimento de US $ 3 milhões para a startup.

Ela conta que essa transição energética é necessária, mas reconhece que o trabalho com tecnologia climática, “é literalmente um dos nós mais difíceis de quebrar”.

Com informações de Optimist Daily