Idosos fazem ensaio fotográfico em plantação de girassóis, após isolamento

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Idosos fazem ensaio fotográfico em plantação de girassóis, após isolamento
Idosas gêmeas no ensaio fotográfico na plantação de girassóis em Cerquilho - Foto: Ronny Clayton Fotografia

Tem que comemorar a vida mesmo! Uma plantação de girassóis imensa foi o primeiro passeio de idosos de um lar do interior de São Paulo.

Eles estavam em isolamento social desde o início da pandemia e passar um dia no meio das flores amarelas foi literalmente inesquecível.

O campo gigante de girassóis também virou cenário para um ensaio fotográfico que eles vão guardar para sempre. As imagens foram eternizadas pelo fotógrafo Ronny Clayton. (veja outras fotos abaixo)

Os idosos do Lar São José foram para o meio da plantação de quase dois quilômetros quadrados no município de Cerquilho e se encantaram com tanta beleza.

A flor de girassol significa felicidade e reflete a energia positiva que emana do sol, de acordo com a sabedoria popular.

A plantação virou atração na cidade

A área é do agrônomo Antônio Carlos Sebastiani. Ele plantou as sementes há três meses para lucrar com a venda delas para a alimentação de pássaros.

Sebastiani usou uma semente importada da Colômbia que é bastante resistente à seca.

“É uma variedade anã, que não cresce muito, então o pessoal ficou doido. Todo mundo entra no meio para tirar foto”, contou ao G1.

Sebastiani não mora na propriedade rural onde está a plantação de girassóis. Ele não se importa que as pessoas visitem e tirem fotos, mas pede cuidado com as flores.

“Eu levei os velhinhos pra eles verem, tirarem foto. Ajuda as pessoas porque é uma coisa que impressiona […] Não proíbo ninguém, só não quero que estrague. Pra mim é um prazer que o pessoal vá.”

A ideia da visita

Quando soube da nova atração da cidade, ao ar livre, a equipe do lar se organizou para levar os idosos à propriedade, no início do mês.

“Foi muito importante porque, além de conhecer esse lugar maravilhoso, eles estavam em isolamento social a um ano e meio. E foi esse sucesso, foi muito emocionante. A gente não tinha noção de como seria, foi maravilhoso”, disse a coordenadora do abrigo, Daniele Provasi Xavier.

Durante a visita, o dono da propriedade também levou os idosos para um passeio de carro na fazenda. Entre os visitantes, estava um casal de idosos que se conheceu no lar e irmãs gêmeas, que ajudaram a compor a sessão de fotos do grupo.

“A gente volta muito rico de lá porque a gente via a alegria deles. Nos últimos dias, esse foi o comentário que tinha na cidade. A gente fica com o coração quentinho, é essa a nossa sensação”, concluiu Daniele.

Idosos que se conheceram no lar tiram fotos na plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia

Idosos que se conheceram no lar visitam a plantação de girassóis — Foto: Ronny Clayton Fotografia

Sebastiani, a esposa e a filha na visita dos idosos à plantação de girassóis - Foto: Ronny Clayton Fotografia

Sebastiani, a esposa e a filha na visita dos idosos à plantação de girassóis – Foto: Ronny Clayton Fotografia

Funcionárias do Lar São José também tiraram fotos na plantação de girassóis - Foto: Ronny Clayton Fotografia

Funcionárias do Lar São José também tiraram fotos na plantação de girassóis – Foto: Ronny Clayton Fotografia

Com informações do G1