Novo remédio da Merck contra Covid reduz 50% internações e mortes

Novo remédio contra a Covid, da farmacêutica Merck, mostrou eficácia de quase 50% em riscos de internações e mortes pela doença, após testes.
O antiviral chamado Molnupiravir foi testado em pacientes adultos que apresentavam sintomas leves e moderados do coronavírus.
A Merck anunciou os resultados do estudo nesta sexta,1, que ainda apontaram que apenas 7,3% dos pacientes que utilizaram o medicamento foram internados ou morreram.
Autorização FDA
A farmacêutica pretende emitir um pedido de Autorização de Uso emergencial ao Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos EUA) “o mais rápido possível”.
O comprimido foi desenvolvido pela Merck em parceira Ridgeback Biotherapeu.
Os antivirais atuam evitando que o vírus se replique e podem ser usados em duas situações: para permitir que as pessoas que já sofrem da doença não evoluam para o quadro grave.
Também é utilizado para evitar que os que tiveram contato próximo com o vírus não desenvolvam a doença.
Outros antivirais
O tratamento com comprimidos por via oral, de fácil administração, é aguardado com grande expectativa e visto como uma forma eficaz de combater a pandemia.
Mas de forma geral os antivirais não têm apresentado resultados convincentes contra a covid-19.
Vários laboratórios estão investindo em sua pesquisa, como o Atea Pharmaceuticals, também nos EUA, e o suíço Roche, que estão avaliando a eficácia de um tratamento similar, chamado de AT-527.
Já a Pfizer, que desenvolveu uma das vacinas mais utilizadas contra a covid, anunciou na segunda-feira (27) que estava iniciando os testes clínicos em grande escala de seu próprio antiviral.
Com informações do Diário do Nordeste

Idoso de 82 anos campeão de maratona intriga cientistas: coração forte como jovem de 20 anos
Pílula contra menopausa acaba com calorão e suor noturno em 1 semana; aprovada no Reino Unido
Medicamento que atrasa progressão do diabetes tipo 1 é aprovado pela Anvisa
Veneno de sapo-cururu da Amazônia pode combater bactérias resistentes, descobre Butantan
Idoso volta a mexer as pernas no PR dois dias após receber a polilaminina; vídeo
Pesquisa brasileira reduz tumor em 99% e pode revolucionar quimioterapia
Oscar 2026: veja quem são os 70 brasileiros que podem votar na premiação de Hollywood
WhatsApp para crianças: pais já podem controlar mensagens para os filhos
Vídeo da esposa que mandou marmita com bilhete lindo para o marido na obra bate 9 milhões
Idoso que teve direito à polilaminina negado pela Justiça já mexe as pernas; vídeo
Chef premiado de SP estreia programa sobre gastronomia, vinhos e famosos; vídeo
Decreto ‘Justiça por Orelha’ já está valendo: multa até R$ 50 mil por maus-tratos