Professor brasileiro vence prêmio e está entre os melhores do mundo

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Professor brasileiro vence prêmio e está entre os melhores do mundo
Paulo está entre os melhores professores do mundo, em prêmio com mais de 200 mil inscritos - Foto: arquivo pessoal

O professor Paulo Magalhães, de 56 anos, está entre os melhores do mundo após vencer o Global Teacher Award 2021, premiação internacional que recebeu mais 200 mil inscrições de 110 países.

Paulo foi reconhecido pelo projeto Aula Pública, que realiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, na Liberdade, em São Paulo. A ideia é levar as turmas para conhecer as ruas e as histórias do bairro.

Para o educador, o reconhecimento de um prêmio global é importante, mas o maior valor está em conseguir transformar a vida de inúmeros jovens em situação de vulnerabilidade social.

“O maior prêmio é ver a transformação que consegui fazer na região em que trabalho, extremamente vulnerável, onde existem cortiços e ocupações irregulares. A violência era muito intensa na escola”, disse.

Projeto Aula Pública

O projeto Aula Pública foi criado em 2010 e foi uma forma que Paulo encontrou de diminuir o abandono escolar, que era muito comum entre os jovens que ele ensinava.

“Vivíamos um momento muito ruim na escola. As crianças eram arredias, praticavam violência dentro e fora da sala de aula, quebravam, depredavam”, contou o educador social.

Além de levar os alunos para fora da escola, Paulo ainda trouxe livros para dentro da sala de aula. Ele comprava os exemplares com o próprio dinheiro.

A cada 15 dias, eram cinco novas obras distribuídas para que os estudantes lessem e trocassem entre os colegas. Agora, já recebe doações de moradores e do Centro de Cultura e Acolhimento LGBT Casa 1.

Reconhecimento

O Global Teacher Award 2021 foi no último dia 24 de outubro. O evento indiano existe há uma década. E foi criado para reconhecer mestres que, com iniciativas fora da sala de aula formal, tenham contribuído para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade.

Parabéns, professor Paulo Magalhães! Que orgulho de você!

Paulo dá aulas pelo bairro da Liberdade, em São Paulo - Foto: arquivo pessoal

Paulo dá aulas pelo bairro da Liberdade, em São Paulo – Foto: arquivo pessoal

.

Professor mostra história das ruas do bairro - Foto: arquivo pessoal

Professor mostra história das ruas do bairro – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Metrópoles