Gentileza faz bem à saúde e ajuda a produzir hormônios do bem

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Gentileza faz bem à saúde e ajuda a produzir hormônios do bem
Gentileza faz bem à saúde e 13 de Novembro, é o Dia Mundial da Gentileza - Foto: Kelly Sikkema / Unsplash

Mais motivos para ser gentil! A gentileza faz bem à saúde das duas pessoas: a que compartilha e a que recebe, além de ser um gesto simples e transformador. “É um remédio para muitos males”, lembrou a psicanalista Andrea Ladislau, em entrevista ao Só Notícia Boa.

E como neste sábado, 13 de novembro, se comemora o Dia Mundial da Gentileza, vamos explicar isso em detalhes para inspirar mais pessoas a serem gentis, para melhorar o mundo e a própria saúde.

A gentileza estimula a produção de vários hormônios que dão a sensação de prazer e do bem-estar, como a dopamina, a oxitocina, a endorfina e a serotonina.

“Uma vez que nosso sistema imunológico está fortalecido por uma onda de hormônios do bem, sem dúvida, teremos uma consequente elevação de melhoria do sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida, já que também teremos uma maior produção das células de defesa do organismo”, afirmou a psicanalista.

Gentileza e gratidão

A psicanalista lembra que gentileza e gratidão podem andar de mãos dadas e ajudam a equilibrar nosso sistema emocional.

“Seja sempre gentil em suas palavras, ações e pensamentos. Assim como a gratidão também deve ser valorizada, porque ambas, gentileza e gratidão, contribuem de forma positiva para equilibrar nosso sistema emocional”, ensinou.

E não precisa cobrar se a pessoa que você ajudou não reconhecer e não der valor ao que você fez por ela.

“A pessoa pediu sua ajuda ? Se pediu, e pede sempre e não é agradecida, está na hora de você rever essa relação. […] Praticar a gentileza sem esperar nada em troca é a melhor atitude a ser praticada. Não precisa ter agradecimento. […] Se você fez e a pessoa não agradeceu, não teve gratidão, certamente, isso fala mais dela do que de você”, lembrou a psicanalista.

Mas lembre-se também que existem pessoas que não conseguem se expressar direito.

“Não demonstrar gratidão, não quer dizer que não há estima, amor. Há pessoas que são mais tímidas, tem dificuldades de demonstrar sentimentos”, analisou Andrea Ladislau.

Gentileza pode quebrar o mau humor

Um simples abraço, um sorriso, oferece seu lugar na fila, segurar a porta do elevador, oferecer um café, dar seu tempo para alguém… tudo isso pode mudar o dia das pessoas.

E mais: tem também as palavrinhas mágicas:

  • por favor
  • obrigado
  • Com licença
  • tudo bem?
  • pode passar
  • bom dia
  • boa tarde
  • boa noite

Vale lembrar que o poder da gentileza é maior do que o do mau humor. Pode reparar!

“Ao baixarmos a nossa guarda, nós automaticamente desestabilizamos a dureza da outra pessoa. Assim, é possível relaxar um pouco mais”, lembra a a psicóloga Thirza Reis,

Ela diz ainda que a gentileza, a compaixão e o amor são como antídotos contra a depressão e doenças crônicas.

A data

O Dia Mundial da Gentileza, surgiu em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996, pelo World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre). Mas só foi criado oficialmente no ano 2000.

A intenção desse movimento era de poder inspirar as pessoas a criar um mundo mais gentil.

Aqui no Brasil, por mais de 30 anos José Datrino (o Profeta Gentileza) circulou pelas ruas do Rio de Janeiro vestindo uma túnica branca, carregando um estandarte e proclamando aos quatro ventos que a gentileza é o remédio para todos os males.

Ele marcou sua filosofia nas 55 pilastras do Viaduto do Caju, na entrada da cidade, em frases que falavam da importância do amor ao próximo:
  • “Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide-se intensamente. Fale com gentileza. E, principalmente, não reclame. Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem! E deixe o restante com Deus”; ou
  • “As grandes oportunidades de nossas vidas são geradas por uma coisa sem despesa: a gentileza”.
O poeta da gentileza no Brasil, José Datrino

O profeta da gentileza no Brasil, José Datrino