Vila Turística Pomerode ganha prêmio internacional: melhores do mundo

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Vila Turística Pomerode ganha prêmio internacional: melhores do mundo
Casa da Vila turística de Pomerode (SC), que recebeu o selo Best Tourism Villages, da ONU - Foto: divulgação

Você conhece a Vila Turística Rota do Enxaimel, em Pomerode, Santa Catarina? Então agora tem um novo motivo para ir até lá passear nas próximas férias.

Ela foi escolhida entre as melhores vilas turísticas do mundo e recebeu o selo turístico internacional Best Tourism Villages, da ONU, Organização das Nações Unidas. O anuncio foi nesta quinta, 2, em Madri, na Espanha.

Mais de 170 destinos de 75 países se inscreveram. Desses, apenas 41 foram selecionados e o roteiro de Santa Catarina é o único representante do Brasil na premiação.

O Best Tourism Villages reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

Preservação histórica

A comunidade da Rota do Enxaimel tem aproximadamente 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto.

Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel – uma técnica em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila – fora da Alemanha.

São 50 casas assim num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico.

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato.

Além da herança da imigração germânica, conserva ainda áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

“É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade”, descrevem no site.

Para participar da premiação da a Associação Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre eles, promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

Casa de Pomerode - Foto: divulgação

Casa de Pomerode – Foto: divulgação

Casa de Pomerode - Foto: divulgação

Casa de Pomerode – Foto: divulgação

Trabalhadora em casa de Pomerode - Foto: divulgação

Trabalhadora em casa de Pomerode – Foto: divulgação

Com informações de OTempo