Microrrobô injetável pode restaurar ossos e tratar fraturas

Cientistas japoneses e suecos podem ter descoberto uma forma de tratar ossos quebrados e fraturas de um jeito muito mais simples do que as convencionais. Eles desenvolveram um microrrobô!
Ele é injetado no corpo do paciente com uma seringa fina e promete, em poucos dias, restaurar toda a estrutura óssea danificada.
A ideia é que, após os próximos testes, o microrrobô seja utilizado em cirurgias ortopédicas em todo o mundo. O estudo sobre o microrrobô foi publicado na revista Advanced Materials.
Como funciona
O robô surgiu após a equipe de cientistas das universidades de Linköping, na Suécia, e de Okayama, no Japão, criarem uma espécie de gel, que tem capacidade de endurecer de modo similar ao processo natural de desenvolvimento ósseo.
Após ser aplicado no corpo do paciente, o robozinho libera uma espécie de substância gelatinosa, que vai adquirindo várias formas antes de endurecer.
Esse gel pode ser usado diretamente em fraturas ósseas.
Composição
O gel que está no robô se chama alginato. Ele é uma substância presente na parede celular de algas marinhas.
De um lado desse gel, cresce um material polimérico, cujo volume muda quando uma descarga de baixa voltagem é aplicada. O efeito disso é que o aparelho consegue se dobrar em uma direção especificada.
Do outro lado, biomoléculas fazem o gel endurecer como um osso, quando colocado em um meio de cultura similar ao corpo humano.
As moléculas são extraídas da membrana celular de um tipo de célula importante para o nosso desenvolvimento ósseo.
Comercialização
Os cientistas envolvidos na criação do microrrobô, Edwin Jager, Hiroshi Kamioka e Emilio Hara ainda esperam analisar os resultados em células vivas antes de comercializá-lo.
O equipamento agora precisa de alguns ajustes quanto ao movimento, por exemplo, que serão analisados nos próximos meses.
Já estamos na torcida senhores cientistas!!!
Com informações de Revista Galileu

Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Pai descobre filha que não conhecia e a adota oficialmente 40 anos depois
Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões