Sai ranking dos países mais generosos do mundo. Brasil subiu!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Sai ranking dos países mais generosos do mundo. Brasil subiu!
Pelo quarto ano seguido, o Brasil subiu no ranking dos países mais generosos do mundo, do World Giving Index (WGI) 2022 - Foto: reprodução / Youtube

Não tem onda de ódio que tire a generosidade do povo brasileiro. Pelo quarto ano seguido, subimos no ranking dos países mais generosos do mundo. O Brasil foi de 54º para o 18ª lugar.

É o que mostra o resultado do World Giving Index (WGI) 2022. O ranking, realizado pela respeitada organização britânica CAF (Charities Aid Foundation) mostra aumento de doações e no voluntariado do brasileiro em 2021.

Os dados comprovam que mais da metade dos brasileiros (56%) já fez ou faz alguma ação solidária. 15% deles realizam atividades por meio de empresas e a grande maioria (58%) promove ações com frequência. E mais: 68% responderam que dedicam mais de 5 horas por mês na prática voluntária.

Aumentou a solidariedade

Em 2020, 35% dos brasileiros afirmaram ter praticado algum gesto de solidariedade. Em 2021 esse percentual que subiu para 47%.

Na ajuda a estranhos, o indicador aumentou de 63% para 76%.

Nas doações em dinheiro, o percentual subiu de 26% para 41%.

Já no voluntariado, aumentou de 15% para 25%.

O estudo

O World Giving Index (WGI) 2022 é o mais respeitado estudo que mede a generosidade global. O WGI ouviu quase 2 milhões de pessoas desde 2009.

Este ano o levantamento inclui dados de 119 países, representando mais de 90% da população adulta global.

Ele analisa três quesitos:

  • atos de bondade em relação a desconhecidos
  • doações em dinheiro e
  • ações de voluntariado

E o crescimento brasileiro no ranking aconteceu em todas as categorias de avaliação. O mais expressivo foi na “ajuda a um desconhecido”. Subimos de 36º para o 11º lugar.

O resultado do estudo está sendo lançado durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, encontro que debate o papel do setor privado no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A generosidade assume diferentes formas ao redor do mundo, e até mesmo suas definições diferem entre as culturas […] A covid-19 afetou mais os mais pobres e vulneráveis do mundo […] No entanto, após dois anos difíceis e com mais desafios que provavelmente virão, continuamos a ver grandes exemplos de generosidade global”, disse Neil Heslop, CEO da Charities Aid Foundation no relatório.

Países mais generosos do mundo

Pelo quinto ano consecutivo, o país mais generoso do mundo é a Indonésia. Lá, 84% das pessoas afirmam ter feito alguma doação em dinheiro em 2021, 63% fizeram o voluntariado e 58% ajudaram pelo menos uma pessoa desconhecida.

Em 2021, os dez países mais generosos do mundo foram

  1. Indonésia
  2. Quênia
  3. Estados Unidos
  4. Austrália
  5. Nova Zelândia
  6. Mianmar
  7. Serra Leoa
  8. Canadá
  9. Zâmbia e
  10. Ucrânia

A Ucrânia, em guerra, subiu do 20º para o 10º lugar e foi o único país europeu entre os dez primeiros.

Com informações do CAF