Perfil identifica golpistas do ato terrorista de Brasília e bate 570 mil seguidores em 24h

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Perfil identifica golpistas do ato terrorista de Brasília e bate 570 mil seguidores em 24h
Alguns dos mais de 100 rostos de golpistas divulgados no novo perfil do Instagram - Foto: reprodução

Um perfil lançado ontem no Instagram está identificando os golpistas que participaram dos ataques terroristas deste domingo, 8 em Brasília. Em poucas horas, a página chamada Contragolpe Brasil alcançou mais de 570 mil seguidores, que também estão ajudando a identificar os extremistas de ultra-direita.

O perfil postou até agora fotos de 112 pessoas flagradas na ação coordenada que depredou as instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). A bio da página se identifica assim: “Perfil para a identificação dos (as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!”

E atenção: o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), informou, nesta segunda-feira (9), que foi criado um e-mail para denúncias relativas aos ataques às sedes dos Três Poderes: “Além das investigações que estão em andamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail denuncia@mj.gov.br para receber informações sobre atentados terroristas”, escreveu Dino no Twitter.

O que mostra o perfil

O perfil exibe no Instagram a foto, o nome e o @ dos criminosos, flagrados em fotos e vídeos no local da destruição. E quando não consegue identificar a pessoa, o Contragolpe Brasil pede ajuda dos seguidores.

Embora alguns dos golpistas de extrema-direita já tenham deletado a conta na rede social, para tentar escapar da polícia, o novo perfil exibe os “procurados” na mesma rede.

O curioso é a quantidade de likes nos comentários.

Tem alguns com 8 mil, como o da Ana Priscila Azevedo, apontada como articuladora dos atos de vandalismo: “Perfil: @anapriscilaazevedo Criminosa e uma das principais articuladoras da invasão ao Congresso Nacional no dia 8 de janeiro de 2023”, revela a página.

Caiu no gosto dos internautas

Mais do que entrar na página para ver quem são as pessoas que fizeram a barbárie de ontem em Brasília, os seguidores fazem denúncias pelo direct e deixam comentários como estes:

“A ideia desse perfil é genial. Parabéns aos idealizadores”, escreveu um seguidor que teve 8 mil likes em seu comentário.

“Toc Toc Toc…é a Polícia Federal”, comentou outro.

“Li que ela lidera diversos grupos no telegrama”, revelou outro seguidor

“Excluiu o perfil! Mas mal ela sabe que polícia não precisa de Instagram pra prender. Tá tudo registrado querida”, escreveu outro.

Tem alguém que você conhece lá?

Acesse o perfil aqui:

No perfil que exibe o rosto dos golpistas, seguidores fazem denúncias e comentários - Foto: reprodução

No perfil que exibe o rosto dos golpistas, seguidores fazem denúncias e comentários – Foto: reprodução