Perfil identifica golpistas do ato terrorista de Brasília e bate 570 mil seguidores em 24h

Um perfil lançado ontem no Instagram está identificando os golpistas que participaram dos ataques terroristas deste domingo, 8 em Brasília. Em poucas horas, a página chamada Contragolpe Brasil alcançou mais de 570 mil seguidores, que também estão ajudando a identificar os extremistas de ultra-direita.
O perfil postou até agora fotos de 112 pessoas flagradas na ação coordenada que depredou as instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). A bio da página se identifica assim: “Perfil para a identificação dos (as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!”
E atenção: o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), informou, nesta segunda-feira (9), que foi criado um e-mail para denúncias relativas aos ataques às sedes dos Três Poderes: “Além das investigações que estão em andamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail denuncia@mj.gov.br para receber informações sobre atentados terroristas”, escreveu Dino no Twitter.
O que mostra o perfil
O perfil exibe no Instagram a foto, o nome e o @ dos criminosos, flagrados em fotos e vídeos no local da destruição. E quando não consegue identificar a pessoa, o Contragolpe Brasil pede ajuda dos seguidores.
Embora alguns dos golpistas de extrema-direita já tenham deletado a conta na rede social, para tentar escapar da polícia, o novo perfil exibe os “procurados” na mesma rede.
O curioso é a quantidade de likes nos comentários.
Tem alguns com 8 mil, como o da Ana Priscila Azevedo, apontada como articuladora dos atos de vandalismo: “Perfil: @anapriscilaazevedo Criminosa e uma das principais articuladoras da invasão ao Congresso Nacional no dia 8 de janeiro de 2023”, revela a página.
Caiu no gosto dos internautas
Mais do que entrar na página para ver quem são as pessoas que fizeram a barbárie de ontem em Brasília, os seguidores fazem denúncias pelo direct e deixam comentários como estes:
“A ideia desse perfil é genial. Parabéns aos idealizadores”, escreveu um seguidor que teve 8 mil likes em seu comentário.
“Toc Toc Toc…é a Polícia Federal”, comentou outro.
“Li que ela lidera diversos grupos no telegrama”, revelou outro seguidor
“Excluiu o perfil! Mas mal ela sabe que polícia não precisa de Instagram pra prender. Tá tudo registrado querida”, escreveu outro.
Tem alguém que você conhece lá?

Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo