Universitária discriminada por ter mais de 40 anos ganha flores de colegas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Universitária discriminada por ter mais de 40 anos ganha flores de colegas
Patrícia Linares, a universitária discriminada pela idade, segura as flores presenteadas por colegas que resolveram prestar homenagem a ela. — Foto: Arquivo Pessoal

Como diz aquele ditado, “a gente só pode oferecer o que tem no coração”. E foi o que os colegas de curso de Patrícia Linares, de 44 anos, fizeram na última sexta-feira, 10. A universitária recebeu todo apoio dos alunos após ser discriminada por ter mais de 40 anos e frequentar a faculdade.

Na sexta, um vídeo viralizou na internet ao mostrar três colegas do curso de biomedicina da universidade particular Unisagrado, em Bauru (SP), debochando da estudante. No vídeo, uma das jovens ironiza da idade de Patrícia e tem o apoio das amigas.

No mesmo dia, um grupo de alunos fez questão de apoiar a coleta. “Foi tudo muito rápido, mas na hora já decidimos que íamos falar com ela e dar todo o apoio necessário. O nosso objetivo era acolher a estudante”, comenta Júlia Fuganholi, de 21 anos.

Apoio de colegas

Logo que o vídeo começou a compartilhar nas redes sociais, Patrícia ganhou apoio de alunos do 4º ano do curso que se indignaram com a falta de empatia e com o preconceito. Eles revelaram que veem na nova estudante um exemplo de que “nunca é tarde de ir atrás dos seus sonhos”.

“A gente aprende muito com ela e é dessa forma que queremos que ela se sinta, pois ela é capaz e que a idade não tem nada a ver, que nunca é tarde de ir atrás dos seus sonhos”, completou Júlia.

Ao encontrar Patrícia, os alunos entregaram chocolate, flores e muitos abraços.

“Fomos atrás dela dentro da instituição. No momento que fizemos a homenagem, ela ficou surpresa. Ela falou que tinha ficado muito mal com tudo que havia acontecido, mas que, ao mesmo tempo, se sentiu muito acolhida com as inúmeras mensagens de carinho que ela recebeu do mundo todo”, contou a colega de sala.

Leia mais notícias boas:

Entenda o caso

Na postagem, que já soma mais de três milhões de visualizações, uma das universitárias aparece gravando um Storie enquanto conversa com as outras duas.

No vídeo, a jovem ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

A gravação foi compartilhada por uma das alunas no recurso “Amigos Próximos” do Instagram, que limita quem visualiza os Stories. No entanto, a cena foi reproduzida para fora e viralizou.

Em uma publicação na rede social, a sobrinha da vítima desabafou sobre o episódio.

“Ela [a tia] sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma”, disse.

A universidade publicou uma nota na rede social horas depois, mas sem fazer menção direta ao caso. No comunicado, afirma que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que “todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia”.

Uma das três estudantes do vídeo, falou que elas estão arrependidas e que não tiveram a intenção de prejudicar a colega. F”oi uma fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que não imaginávamos”, escreveu a aluna. Nenhuma das três tiveram os nomes divulgados.

Alunos fazem surpresa para Patrícia Linares, vítima de etarismo em Universidade de Bauru (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Alunos fazem surpresa para Patrícia Linares, vítima de etarismo em Universidade de Bauru (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Com informações de Agora Notícias Brasil.